Durante a ação, foram 53 reclamações e multas que somam mais de 13 mil.Usuários reclamaram da proibição da parada de intermunicipais no Centro.
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria do Estado de Transportes, levou a Ouvidoria Itinerante ao terminal rodoviário de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, na manhã desta quarta-feira (17). Durante a ação foram cadastradas 53 reclamações. Três ônibus foram retirados de circulação e oito multas aplicadas, que, somadas, chegam a R$ 13.893,78.

No terminal rodoviário, de onde partem 25 linhas de ônibus intermunicipais – operadas por quatro empresas, com frota de 26 ônibus – as equipes flagraram veículos com irregularidades como plataforma elevatória do cadeirante inoperante, selo de vistoria vencido, problemas na parte elétrica e descumprimento de horário.
A principal queixa dos passageiros, no entanto, se refere a proibição da parada de ônibus intermunicipais no Centro de Nova Friburgo, mudança determinada pela Prefeitura em maio. O secretário de Estado de Transportes Carlos Roberto Osorio reuniu-se com prefeito de Friburgo, Rogério Cabral, para discutir essas alterações.

Durante o encontro, ficou acertado que, na próxima semana, haverá reunião entre os agentes do Detro e técnicos da prefeitura para encontrar uma solução que atenda o melhor ordenamento do trânsito na região e também os usuários do transportes de massa intermunicipais que passam pelo município ou têm Friburgo como destino.

O projeto Ouvidoria Itinerante, lançado em março deste ano, já percorreu vários terminais rodoviários do estado, registrando as reclamações dos usuários dos ônibus intermunicipais. Com a ajuda das denúncias dos passageiros, a fiscalização já recolheu, ao todo, 156 coletivos em situação irregular e aplicou 391 multas.

Este ano, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular. Desde janeiro, já foram infracionados em todo o estado 2.032 ônibus regulares e outros 734 foram retirados de circulação. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização.

Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, pelo telefone da Ouvidoria (21 3883-4141) ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br.

Por: Alexandra Cavalheiro

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