Município comemora emancipação política e administrativa

No dia 31 de dezembro de 1943, depois de muitas tentativas, lutas, anseios e campanhas populares, Cordeiro conquistava enfim a sua tão sonhada e definitiva emancipação política e administrativa, cujo documento foi assinado pelo então interventor do Estado do Rio de Janeiro, Comandante Ernani do Amaral Peixoto.

Com o objetivo de relembrar a iniciativa de muitos progressistas do passado que batalharam pela tão necessária liberdade, no último dia de 2019 a Administração Municipal realizou, na sede da Secretaria de Educação, a Solenidade Cívica de Hasteamento das Bandeiras, comemorando os 76 anos de Cordeiro em grande estilo.

Novamente contando com a versatilidade dos músicos da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, regida pelo maestro Clayton Guimarães, a solenidade teve a execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Cordeiro, com o prefeito Luciano Batatinha, sua vice Maria Helena e a vereadora Elizabeth Linhares, esta representando o Poder Legislativo, erguendo os pavilhões nacional, estadual e municipal.

A solenidade também foi acompanhada por líderes eclesiásticos, secretários de governo, diretores de departamentos, assessores, profissionais de educação, integrantes do Grupo Jovem de Ontem e populares. A Ordem dos Advogados do Brasil de Cordeiro foi representada pela presidente Valéria Melo, que falou sobre a importância do ato cívico e teceu elogios à hospitalidade da cidade e receptividade do povo local.

Representando o Legislativo, os vereadores Thiago Macedo, Elizabeth Linhares e Fabíola Bianchini deixaram mensagem ao povo cordeirense. Efusiva, a vice-prefeita Maria Helena destacou que os filhos de Cordeiro caminham em liberdade graças à união demonstrada na conquista da emancipação. “Essa força e determinação precisam ser mantidas sempre. Assim, enfrentamos os desafios e alcançamos vitórias”, discursou.

Já o prefeito – que precisou parar seu discurso em duas oportunidades, diante da forte emoção – relembrou as lutas e dificuldades enfrentadas em seu governo. Luciano Batatinha diz estar otimista quanto às realizações que estão por vir e citou ações como a reforma das unidades de saúde, construção do Cinema e do Pronto Socorro do Rodolfo. “Como filho legítimo que ama essa terra, posso garantir que ainda iremos obter muitas conquistas para nossa gente”, declarou o prefeito.

IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
TEXTO – RICARDO VIEIRA / FOTOS- CÍCERO MARRA

Notícias Relacionadas

Pesquisa