Cerimônia marca entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação

IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO

Na manha de quinta-feira, dia 16 de maio, o Centro Cultural Ione Pecly, no centro de Cordeiro, abrigou a Cerimônia de Entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e Juramento à Bandeira, destinada aos jovens cordeirenses nascidos em 2001. O CDI é um documento comprobatório de que os cidadãos brasileiros se alistaram, contudo foram dispensados da incorporação por excederem ao contingente.

Comandada pelo Tenente Coronel Carlos Alexsandro de Almeida – auxiliado pelo 1º Tenente Barbosa, 2º Sargento Dalla e secretária da Junta Militar de Cordeiro Eloá Bastos – a cerimônia começou com o Juramento à Bandeira, quando os jovens se comprometeram a se dedicar aos interesses da pátria, inclusive atendendo às convocações emergenciais, caso haja necessidade, até que completem 45 anos de idade.

Em seguida aconteceu a execução do Hino Nacional Brasileiro e a entrega dos certificados aos jovens reservistas, com a participação de familiares e autoridades presentes. Antes, porém, uma mensagem resumindo a história do Serviço Militar, destacando a soberania nacional e a importância do ato solene para os jovens e para a nação foi lida pelo Tenente Coronel Alexsandro, representante do Exército Brasileiro.

Também participaram do ato solene a vice-prefeita Maria Helena, representando o prefeito Luciano Batatinha; os secretários de Cultura, Zica Medeiros; Educação, Telma Macedo; Agricultura, Márcio Sauerbronn; Administração, Bruno Badini; Indústria e Comércio, Marcelo Pinheiro; e Fazenda, Thiago Romito; o chefe da Guarda Municipal de Macuco, Wagner Cardoso e o guarda daquela cidade Raul Carapeba.

Ao final da solenidade, a vice-prefeita definiu em poucas palavras a cerimônia e o que ela representa, reafirmando que os jovens cordeirenses estariam dispensados do Serviço Militar, porém não poderiam se omitir do comprometimento com seu país e sua cidade. “Vivemos numa terra cuja grandeza é incontestável e que tem um povo excelente. Precisamos cuidar e fortalecer esses adjetivos, o que passa pela força de vocês jovens, que continuam sendo o futuro da nação”, discursou Maria Helena.

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Notícias Relacionadas

Pesquisa