Município é o único do país a oferecer vacina para meninos.
Mais de 34 mil meninas também já foram vacinadas contra a doença.

Cerca de de 55 mil adolescentes já foram vacinados contra o vírus do papiloma humano (HPV), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Deste total, 10 mil e 500 meninos foram vacinados, sendo 8 mil em 2014 e 2.500 este ano. O município é o único do país a oferecer as doses da vacina para os meninos.
Somente este ano, cerca de 5 mil adolescentes foram vacinados. A expectativa é vacinar cerca de 7 mil adolescentes por ano contra o HPV, de acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. A vacinação acontece por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e na sala 5 da Secretaria de Saúde durante todo o ano.
“A vacina está incorporada no Programa Municipal de Imunização desde 2010. Nosso modelo de imunização serviu de exemplo para o Ministério da Saúde, que depois de conhecer o projeto de Campos, passou a oferecer a vacina para as meninas do país. No entanto, o Governo Federal ainda não disponibiliza as doses para os meninos, como fazemos em Campos”, disse Francisco Oliveira.
Campos investiu cerca de R$ 10 milhões em vacinas especiais. Além da vacina contra o HPV, a Secretaria de Saúde implantou, desde 2009, outras vacinas especiais, que também não eram garantidas pelo Programa Nacional de Imunização, e passaram a ser oferecidas após a repercussão do Programa Municipal de Imunização de Campos, entre elas, a antipneumocócica, hepatite A e varicela (catapora).

Do G1 Norte Fluminense

Notícias Relacionadas

Pesquisa