A participação da população nas eleições para os conselheiros tutelares em Macuco aumentou em relação ao pleito anterior. Mais de 2.000 mil pessoas foram às urnas para escolher os novos integrantes. O número superou o pleito anterior, em 2015. O voto para eleger os conselheiros não é obrigatório.

Para concorrer, os interessados tiveram de apresentar documentos visando comprovar os requisitos exigidos, o processo seletivo envolveu também uma prova objetiva para medir os conhecimentos dos potenciais candidatos em relação ao tema.

A relação inicial de candidatos para eleição foram 23 candidatos após a primeira etapa, que foi de caráter eliminatório, através da prova seguiram 18 candidatos na disputa.

Foram eleitos 5 novos conselheiros e 3 suplentes. Eles terão mandato de quatro anos, a votação foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, juntamente a equipe do CMDCA, vem criando estratégias de organização para o Processo desde o início do ano, com o objetivo de preparar o processo de escolha do Conselho Tutelar de forma justa, democrática e transparente. Foram realizadas diversas reuniões de equipe e com os candidatos, além de orientações dados aos mesmos sobre seus direitos e deveres no período de campanha e no dia da eleição.

Antes de assumir, os eleitos farão um curso sobre o assunto. Os mais votados foram Cristina Miranda Campos Silva, com 282 votos, Débora Nestor Estanislau, com 174 votos, Glicia Gomes Bonan Carvalho Oliveira 168 votos, Samara do Nascimento Conceição 153 votos, Rosangela Gomes Pacheco 153 votos, o critério de desempate em conformidade com o edital foi a pontuação máxima na prova. 1º suplente Maikon Pires Fernandes, 2º Suplente Maria Cecília Ramos da Silva Paulo,3º Suplente Sandy Zaniboni Gaspar Ferreira, 4º Suplente José Campanuci e 5º Suplente Rosi Biscácio.

Segundo o Ministério Público a eleição foi satisfatória, não tendo nenhuma denúncia, nenhum transtorno com relação ao acesso as urnas e documentação. ASCOM/PREFEITURAMACUCO

Notícias Relacionadas

Pesquisa