Tema do encontro visa à prevenção de possíveis atos violentos nas escolas

IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO

Embora haja poucas informações no Brasil, um debate de grande relevância alerta sobre possíveis atentados ou ações violentas de indivíduos que geralmente invadem prédios públicos ou privados e cometem assassinatos em série, como ocorreu tragicamente no início do ano na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo.

Visando alertar educadores sobre o tema e como lidar com os ‘Active Shooter’ – numa tradução livre ‘Atiradores Ativos’ – na última quarta-feira, 3, o delegado titular da 154ª Delegacia Legal, Robson Pizzo, visitou a Secretaria de Educação de Cordeiro. O encontro, solicitado pelo próprio delegado de Polícia Civil, também contou com a presença do inspetor Diego Marchon e de toda a equipe da secretária Telma Macedo.

Utilizando uma linguagem simples, objetiva e bem didática, Robson Pizzo expôs uma série de situações em que tal ação pode ocorrer e as medidas a serem tomadas numa possível ocorrência. Além disso, visando colocar em evidência o importante tema, a Secretaria de Educação, com o apoio da 154ª Delegacia Legal de Cordeiro, realizará no segundo semestre deste ano treinamentos nas Unidades Escolares Municipais, principalmente nas que atendem do 6º ao 9º Ano Escolar.

Ao adotar essa medida, a Secretaria de Educação irá capacitar profissionais de educação e estudantes sobre como devem agir em situações críticas. Os treinamentos incluem os seguintes procedimentos: como e por onde fugir; como proceder em caso de pessoas feridas; como e onde se abrigar; como agir durante a chegada das forças policiais; e como acionar as forças de segurança, entre outros temas.

O desejo é que nunca ocorra situação similar, como conta a secretária de Educação. “Entretanto, por ser uma condição extrema precisamos nos preparar para agir caso ocorra. Nossas escolas já recebem capacitações como Primeiros Socorros, Evacuação de Prédio e Combate à Incêndio, executadas em parceria com a Secretaria de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Destacamento 1/6. Esta será uma nova ação estratégica para a vida escolar do município. Agradecemos ao delegado Robson Pizzo e sua equipe”, declarou Telma Macedo.

Notícias Relacionadas

Pesquisa