O município de Duas Barras, na Região Serrana do Rio, recebeu nesta segunda-feira (15/6) a nova sede para a Defensoria Pública. Trata-se da segunda obra do projeto do Governo do Estado que prevê a implantação de outras cinco novas unidades até outubro – Porto Real, Itaboraí, Alcântara (São Gonçalo), Três Rios e Volta Redonda. A primeira a ser inaugurada foi a de Itaperuna, no último dia 1º. Além dos moradores de Duas Barras, a população de Bom Jardim também será beneficiada.

 A nova sede foi inaugurada pelo governador Luiz Fernando Pezão e pelo defensor público geral do Estado, André Castro.

 – Tive muito apoio da Defensoria Pública na minha carreira política e sei o quanto a instituição é importante na vida das pessoas, na intermediação do diálogo. É um olhar especial para quem precisa nas horas mais difíceis. Queremos com essa inauguração levar cidadania e dignidade à população desses locais e também a quem trabalha nessas unidades – afirmou o governador durante seu discurso.

 O novo espaço, que fica no andar térreo de um prédio novo e tem capacidade para atender cerca de 50 pessoas por dia, abriga sala de espera para o público, com monitor de TV, bebedouro, gabinete, sala para funcionários e estagiários, além de sala de reunião. O local recebeu climatização, rampa de acesso e dois banheiros, um deles adaptado para pessoas com deficiência.

 -Fizemos um levantamento das unidades da Defensoria Pública mais precárias no estado e estamos reformando e modernizando esses locais. Temos outras cinco para inaugurar nos próximos meses. Com isso, os assistidos poderão ser atendidos com dignidade – lembrou o defensor público geral do Estado, André Castro.

 Defensor público titular da Comarca de Duas Barras, Marcelo Carletto lembrou as dificuldades que a população enfrentava quando procurava atendimento no antigo endereço.

 – Além das más condições de conservação, o outro local tinha acesso difícil. Era preciso que as pessoas subissem 21 degraus para chegar até lá. Muitas vezes desci até a rua para atender pessoas com dificuldades de mobilidade. Aqui, ganhamos condições de trabalho dignas e, além disso, poderemos oferecer mais conforto à população que precisa dos nossos serviços. Sinto-me com o ânimo renovado, o mesmo que senti quando, há 21 anos, assumi esse cargo. É uma vitória da Defensoria Pública e da população – afirmou Carletto.

 Em duas Barras, os serviços prestados são, em sua maioria, nas áreas de Direito de Família, Criminal e Cível. O atendimento na nova unidade será feito de segunda a sexta-feira, a partir das 11h. Para agendamento, é necessário chegar até 15h. Casos urgentes não precisam de marcação prévia. A Defensoria Pública fica na Rua Orlando Pagnuzzi, 60, loja B – Centro de Duas Barras.

Por: Alexandra Cavalheiro

Notícias Relacionadas

Pesquisa