Eleito estará no Conselho Estadual de Políticas Culturais

IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO

Na sexta-feira, 5, a Câmara Municipal de Cordeiro sediou um evento cultural do qual participaram autoridades de toda região. Idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a reunião marcou a Eleição Regional para apontar um representante para integrar o Conselho Estadual de Políticas Culturais.

Realizada bienalmente, essa eleição reforça a forma democrática como serão adotados pela Secretaria de Cultura fluminense todos os programas desse segmento em particular. O objetivo é exatamente abrir espaço para que os debates sejam mais amplos na hora de construir as políticas culturais e oportunize aos municípios do interior uma interação capaz de incluir as necessidades locais de cada município.

No início da manhã a abertura serviu para os participantes garantirem suas respectivas inscrições, tanto para ter direito a voto quanto para se apresentar como candidato. No segundo caso, foi estipulado pela organização um tempo total de cinco minutos para que houvesse as apresentações pessoais e da visão do propenso candidato sobre a cultura em termos regionais.

A Mesa Diretiva foi presidida por Rodrigo Gimenes, assessor especial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que liderou o processo eleitoral. Também integraram a mesa os também assessores estaduais Marluce Braz, José Augusto Cardoso, Jeane Hespanhol, Pablo Fernandez e Thiago Lopes. Cordeiro foi representado pela vice-prefeita Maria Helena e pelo secretário de Cultura Zica Medeiros. Também marcaram presença Luís Carlos, diretor de Eventos Culturais de Duas Barras, Maycon Gonçalves, subsecretário de Cultura de Nova Friburgo, Deginar Cuco, diretora de Cultura de Macuco, e Humberto Campos, assessor de Imprensa da Câmara Municipal.

O processo eleitoral propriamente dito teve três candidatos, sendo dois representantes do próprio município anfitrião – a advogada e fotógrafa Renata Martins e o professor de Capoeira Anderson Ratinho – e uma terceira concorrente foi a ativista cultural e ex-secretária de Cultura de Macuco, professora Catarina Fellows.

Após a votação, Renata Martins foi eleita com maioria dos votos, alcançando cinco a mais que o segundo colocado. Ela será a representante da cultura regional durante a reunião do Conselho Estadual de Políticas Culturais, a ser agendado pelo Governo do Estado. Como houve um empate no segundo lugar entre Ratinho e Catarina, como previsto no edital o desempate teve como critério a idade, apontando a representante de Macuco como suplente.

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Notícias Relacionadas

Pesquisa