I Conferência Municipal reúne Poder Público e comunidade na Câmara

IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO

A Câmara Municipal ficou lotada nesta terça-feira, dia 5, quando a sede do Poder Legislativo foi escolhida para abrigar um encontro inédito na Cidade Exposição: a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Cordeiro, organizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Com o tema ‘Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos’, o encontro reuniu comunidade e autoridades municipais, que recepcionaram a superintendente estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiza Trabuco, e a técnica do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Telma Castelo Branco.

Depois da abertura oficial – feita pela secretária de Assistência Social Renata Ferreira – foi lido, votado e aprovado o Regimento Interno da I Conferência. Na sequência, um momento de muita emoção foi oferecido pelos integrantes do Centro de Convivência da Terceira Idade Manoel Brasil, que apresentaram quatro números de Dança Circular coreografados pelo coordenador do grupo Dirceu Vila Nova.

Despertaram grande interesse e foram muito aplaudidas pelo público as palestras proferidas pelas convidadas Luiza Trabuco e Telma Castelo Branco, que esbanjaram conhecimento e simpatia em exposições lúcidas e abrangentes sobre todas as questões referentes à alimentação, inclusive desmistificando assuntos marcados por tabus.

Nas plenárias os grupos montados discutiram três eixos: I – ‘Participação da Sociedade Civil na Construção da Democracia e do SISAN; II – ‘Fortalecimento do SISAN e Plano de Segurança Alimentar e Nutricional’; e III – ‘Situações Recorrentes de Violação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.

Por fim, foram eleitos três delegados para representar Cordeiro na Conferência Estadual. Um representante governamental, Marcelo Correia, da Secretaria de Assistência Social, e dois não governamentais, Rodrigo Tavares e Maria do Amparo. Também participaram do evento os vereadores Róbson Careca e Beth do Postinho, a assistente social Letícia Reis e o secretário de Agricultura Márcio Sauerbronn.

Notícias Relacionadas

Pesquisa