Entrevista expõe índices que comprovam as conquistas recentes

Em entrevista concedida ao programa Espaço Aberto, da Rádio 94 FM, nesta segunda-feira, 2, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro Renata Ferreira e a assistente social Letícia Reis fizeram um balanço positivo das ações realizadas desde que o prefeito Luciano Batatinha assumiu a administração, em 2017.

Dividindo o programa em etapas, elas expuseram ações ofertadas nos equipamentos da Assistência Social, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), nas unidades Manancial, Lavrinhas e Rodolfo Gonçalves; CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Acolhimento; e Casa dos Conselhos.

Segundo elas, uma atividade eficaz é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares, desenvolvido nos CRAS, que oferece, entre outras coisas, oficinas de Culinária, Dança, Teatro, Canto e Coral, Crochê, Vagonite, Educação Física e Artesanato com Material Reciclado. Os usuários também são presenteados com sessões de cinema e passeios, como os que foram realizados à Fazenda da Gamela e AquaRio.

Renata e Letícia lembraram que em 2017 a Secretaria de Assistência Social fez um levantamento do Cadastro Único e Programa Bolsa Família que detectou as taxas de atualização muito abaixo da média nacional. Depois de muito trabalho, essa taxa de atualização do Cadastro Único hoje está bem acima dos índices nacionais, com 89,70%.

Diferente do começo do governo Luciano Batatinha e Maria Helena, quando o Bolsa Família tinha índices de 43,77%, após as ações implementadas pela equipe atual da Assistência Social, um aumento surpreendente foi obtido, saltando para 108,71%, com 911 famílias atendidas com o Bolsa Família e 2.025 inseridas no CadÚnico.

Outra conquista definida como um sonho do prefeito foi a criação do Centro de Convivência da Terceira Idade Manoel Brasil. Luciano queria abrir o leque de opções para os idosos e a entidade caiu como uma luva. Hoje, a ‘melhor idade’ participa de atividades semanais coordenadas por profissionais especializados e é assistida periodicamente por assistentes sociais numa ótima integração com a comunidade.

IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO

????????????????????????????????????

Notícias Relacionadas

Pesquisa