Parceria foi firmada em atendimento à indicação de vereadora

IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO

Oriundo do Governo Federal e desenvolvido pelas equipes dos municípios, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é baseado na Proteção Social Básica do SUAS, ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias e realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Capacitado a atividades em grupo, o SCFV oferece arte, cultura, lazer e esportes levando em conta as diversas necessidades dos usuários e suas respectivas faixas etárias. Em Cordeiro, todo trabalho é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), atendendo crianças, jovens e adultos, pessoas com deficiência ou que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola ou que cumprem medidas socioeducativas e idosos, todos devidamente inseridos no Cadastro Único.

Visando ampliar esses atendimentos – que na Cidade Exposição beneficiam um enorme contingente de pessoas em todos os bairros – a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos assinou na semana passada uma nova parceria, dessa feita com uma instituição voltada aos interesses da Terceira Idade. Assim, o SCFV também passará a ser desenvolvido com os integrantes do Grupo ‘O Jovem de Ontem’, entidade popular e respeitada no município e muito querida por todos.

Além de estender as diversas ações, que têm sido muito bem sucedidas, nas palavras dos próprios beneficiários, a Assistência Social contempla o público idoso e atende à Indicação Nº 312/2019 do Poder Legislativo, de autoria da vereadora Fabíola Bianchini. Na justificativa, a parlamentar cordeirense, que é professora de Educação Física, destaca exatamente o estímulo e as orientações oferecidos aos usuários locais.

“Fortalecer vínculos familiares e sociais é um desafio que todos nós cordeirenses deveríamos assumir. Afinal, queremos o melhor para nossa gente. Agradeço ao prefeito Luciano Batatinha por abraçar nossa ideia e à equipe da Assistência Social, que atua nesse campo com zelo e dedicação. Vamos dividir também com nossos ‘jovens de ontem’ essas experiências de vida tão prazerosas e construtivas”, diz Fabíola Bianchini.

A assistente social Letícia Reis, da Secretaria de Assistência Social, confirma que a parceria ofertará ao Grupo da Terceira Idade ‘O Jovem de Ontem’ ações periódicas de dança, culinária e crochê. As atividades terão orientações específicas dos profissionais da Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Notícias Relacionadas

Pesquisa