Campeonato de engenharia de petróleo será em Houston.
Etapa regional foi realizada nessa segunda-feira (27).

Cinco alunos do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep) da Uenf, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, se classificaram para o campeonato mundial de perguntas e respostas sobre Engenharia de Petróleo, o Petrobowl 2015, que acontecerá em Houston, nos Estados Unidos. O evento acontece entre 28 e 30 de setembro.
Na etapa regional com equipes do Caribe e da América Latina, realizada nessa segunda-feira (27), a equipe da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) se destacou na pontuação e conseguiu uma vaga no evento. A ideia é que a participação no campeonato se torne uma tradição, dando continuidade ao grande trabalho realizado por esta equipe.
A competição consiste em um Quiz com perguntas técnicas e não técnicas sobre a indústria do petróleo. Para os estudantes, a visibilidade desse evento é gigantesca, pois o Petrobowl 2015 Houston acontecerá dentro do Annual Technical Conference and Exhibition (ATCE), o principal evento da Sociedade Internacional de Engenheiros de Petróleo, a Society of Petroleum Engineers (SPE).
Nesse mesmo evento, o Capítulo Estudantil SPE-Uenf será agraciado com um prêmio de nível mundial, tornando-se o primeiro Capítulo Estudantil da SPE no Brasil, em toda a história, a receber três vezes consecutivas o Outstanding Student Chapter, premiação designada aos capítulos com atividades que alcançaram o nível de excelência durante o decorrer do ano anterior. Vale ressaltar que essa é a primeira vez que uma equipe da Uenf/Lenep se classifica para a fase mundial do Petrobowl.
“Para as competições de 2015 nos preparamos bastante. Nosso objetivo foi mesmo chegar à etapa mundial, e conseguimos. Agora, a ideia é que a participação no Petrobowl e colocações de destaque sejam uma tradição na Uenf”, afirma um dos competidores, André Pinheiro.
A Uenf está empenhada, através de sua Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (Assai), para assistir a ida dos estudantes ao evento mundial, segundo informou o assessor, professor Carlos Logullo. “Estamos orgulhosos do resultado deles e vamos dar apoio a essa etapa final”, explicou Logullo.
Os alunos da Uenf já estão se mobilizando para o próximo ano. Eles pretendem intensificar os estudos e buscar recrutar novos membros, fortalecendo a equipe, que será enviada para as regionais do Petrobowl 2016, marcado para novembro, a ser realizado em Quito, no Equador.

Do G1 Norte Fluminense<a

Notícias Relacionadas

Pesquisa