O Centro Cultural de São Sebastião do Alto foi Palco do 3º Festival Municipal de Poesia nas Escolas deste município, quarta-feira(9) às 18:00. Contou com a participação dos alunos das Escolas Municipais e Estaduais, os quais deram um show de interpretação.
Pela terceira vez São Sebastião do Alto realizou o Festival de poesias nas Escolas. O município, que é o berço do evento, o qual já se expandiu para vários municípios do Rio de Janeiro e também para os Estados vizinhos: Minas Gerais e Espírito Santo; não mediu esforços para fazer a terceira edição do evento, o qual se supera a cada ano. O público ficou fascinado e tal fascinação foi proferida pela representante da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Santa Maria Madalena: Selma Nardacci que disse ter se encantado com a beleza do Centro Cultural, com a organização, com a receptividade dos altenses e também deixou claro que ficou emocionada com a declamação das poesias. Os vencedores do Festival foram os alunos: Marry Paixão do 7º ano na primeira modalidade com a poesia “O amor não tem cor” e Andrei Lopes do 8º ano na segunda modalidade com a poesia “A Raça Negra”, ambos da Escola Municipal Thiers Pereira Daflon. Eles receberam prêmios e estão classificados para participarem do 3º Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas, que acontecerá em 30 de outubro no Município de Macuco – RJ e contará com a participação de vários municípios de três regiões do Estado: Serrana, Norte Fluminense e Noroeste Fluminense.
Além das declamações das poesias escolares, que encantaram a todos, outras atrações foram apresentadas durante o evento: apresentação do Grupo de teatro THEARTE de São Sebastião do Alto, declamações de poesias dos poetas: Carlos Henrique Muniz de Castro, Selma Nardacci e Danila Germano, a qual foi uma das finalistas do 1º Festival Municipal de Poesia nas Escolas deste município em 2012 e este ano ganhou um concurso nacional de poesia na categoria profissional representando o Estado do Rio de Janeiro com a poesia “Brasil!!!”, a qual foi publicada no livro Poetize 2015 – Concurso Nacional – Novos Poetas, ao lado dos representantes dos outros Estados. Após a apresentação houve um coquetel ao som do Grupo de Violão “Tocando em Frente”.
Os organizadores do Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas: Carlos Henrique Muniz de Castro e Alex Sandro Oliveira ficaram satisfeitos com a dedicação e com o empenho da Secretária de Educação: Ivany Esperante e com o Secretário de Cultura: Raphael Latini Daflon, os quais juntamente com toda a sua equipe, mais uma vez, abraçaram a ideia de dois sonhadores e realizaram um verdadeiro espetáculo.

O AMOR NÃO TEM COR.
Escola Municipal Thiers Pereira Daflon
Aluna: Marry Paixão
1ª Categoria – 5º ao 7º Ano

O AMOR NÃO TEM COR.
BRANCO, PRETO, PARDO
NÃO IMPORTA SUA COR.

POR DENTRO SOMOS TODOS DA MESMA COR:
VERMELHOS
A COR DO NOSSO SANGUE, A COR DO AMOR…

PARA QUE TANTO RANCOR?
POR CAUSA DE UMA COISA TÃO SIMPLES,
A COR.

NÃO VAMOS FICAR DE MÃOS ATADAS.
VAMOS LUTAR CONTRA ISSO,
DE MÃOS DADAS.

VAMOS AMAR AO PRÓXIMO,
COMO DEUS ENSINOU.
AFINAL, O AMOR NÃO TEM COR.

A RAÇA NEGRA
Escola Municipal Thiers Pereira Daflon
Aluna: Andrey Lopes
2ª Categoria – 8º Ano à 3ª Série do Ensino Médio

A RAÇA NEGRA É UMA FLOR.
PORQUE TODOS E TODAS
SENTEM A MESMA DOR
QUEM TEM RAÇA, TEM AMOR.

PRETOS OU BRANCOS SOMOS IRMÃOS
TEM ALGUNS QUE SOFREM MAIS QUE OS OUTROS,
MAS DEUS CONFORTA CADA CORAÇÃO!
NUNCA DEIXAMOS DE VIVER EM UNIÃO.

HOJE EU ESTOU AQUI FAZENDO
UMA POESIA SOBRE A CULTURA AFRICANA,
MAS TEM MILHARES DE NEGROS E BRANCOS
NOS CANAVIAIS CORTANDO CANA.

HOJE EM DIA HÁ TRABALHADORES
QUE LUTAM PARA GANHAR MIXARIA
ENQUANTO HÁ HOMENS QUE TRABALHAM
SENTADOS, QUE GANHAM MILHÕES POR DIA!

Notícias Relacionadas

Pesquisa