Voltar

Notícias

Vice-governador do Rio recebe parlamentares juvenis no Palácio Guanabara


26 de novembro de 2015 162 visitas

Durante uma semana, estudantes exercem as funções de deputados estaduais
O vice-governador Francisco Dornelles recebeu, nesta quarta-feira (25/11), mais de 80 jovens da rede estadual de ensino que participam do projeto Parlamento Juvenil. Esta é a primeira vez que um chefe do Governo do Estado recebe os estudantes, que por uma semana (de 22 a 28 de novembro) exercem as funções de um deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Durante o encontro no Palácio Guanabara, Dornelles explicou como funciona o sistema eleitoral brasileiro, falou sobre a crise econômica nacional e a importância dos estudos. O vice-governador respondeu a seis perguntas dos jovens parlamentares.
– Precisamos de uma juventude que compreenda bem os problemas do Brasil, discuta e apresente soluções. Eles têm que começar a se preparar para assumir postos de relevância na vida politica do país. Mas é muito importante que não abandonem os estudos nem a carreira, porque esse tem que ser o caminho para exercerem bem seus mandatos políticos – disse o vice-governador.
Presidente do Parlamento Juvenil, Lara Carvalho, de 17 anos, moradora de Duas Barras, falou sobre a importância do encontro para os jovens deputados e destacou a experiência de Dornelles.
– Esse contato entre o governo e a sociedade civil mostra que a política está bem perto de nós. Aprendi que só devemos optar pela política se tivermos algo de bom para contribuir com a sociedade. Vou transmitir esse conhecimento para os estudantes da minha escola e os moradores da minha cidade – disse Lara.
Voto direto
Quando foram selecionados para o Parlamento Juvenil, os jovens apresentaram projetos de lei. No fim desta semana, algumas propostas serão selecionadas por eles para apreciação do governador Luiz Fernando Pezão. Mariana Zilda, de 16 anos, moradora de Araruama, perguntou ao vice-governador sobre o processo de aprovação desses projetos.
– Ele disse que vai fazer o máximo para que nossas propostas entrem em atividade. O vice-governador conseguiu nos dar mais vigor para não desistirmos dos estudos e buscarmos sempre mais. Na minha cidade, os adolescentes não veem a política como algo concreto, e acho que posso ajudar a mudar isso com minha experiência aqui – afirmou Mariana.
Esta é a 9ª edição do Parlamento Juvenil, que reúne alunos entre 14 e 17 anos, das 1.290 escolas estaduais nos 92 municípios. Cada unidade escolar elege um candidato por voto direto. O deputado estadual juvenil é eleito em 2º turno para representar seu município na Alerj.
Foto de Marcelo Horn