Voltar

Notícias

Vereador Diogo Latini e Cássio Daflon solicitam o reajuste do piso salarial dos professores


15 de dezembro de 2017 2.584 visitas

Os Vereadores Diogo Latini (PMDB) e Cássio Daflon (PDT) apresentaram em plenário, a Indicação Nº 984/17, solicitando ao Poder Executivo, providências urgentes para o pagamento do reajuste do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino, equiparando-o ao piso nacional.

Não é nenhuma novidade que o salário dos professores da Rede Municipal de Ensino já vem defasado há anos, sendo urgentemente necessário que haja um reajuste conforme estabelecido por Lei Federal, equiparando-o ao piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação.

O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo as regras da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago aos profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de até 40 horas semanais.

Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas; ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento com o que lhe é proposto.

“O reajuste para os professores é algo importante porque significa, na prática, a valorização do papel do professor, que é central na garantia de uma boa qualidade da educação. Não se pode ter uma educação de qualidade se não tivermos professores bem remunerados e motivados. Mesmo diante dos efeitos provocados pela crise econômica que atinge o país, é dever do poder público adotar práticas efetivas de valorização do servidor, a exemplo do reajuste salarial, mantendo o compromisso com aqueles que são responsáveis por dar andamento aos serviços oferecidos à população.” – declararam os Vereadores.