Voltar

Notícias

Trutas de Nova Friburgo tem potencial de Indicação Geográfica


10 de março de 2016 227 visitas

No dia 15 de fevereiro foi realizada, no Sebrae de Nova Friburgo, reunião para apresentação do diagnóstico realizado com os produtores de truta daquela região. O diagnóstico tinha como foco a avaliação da potencialidade de uma Indicação Geográfica – IG para o produto. O encontro também teve como objetivo a reestruturação da Associação dos Truticultores de Nova Friburgo.

De acordo com os estudos, a truta de Nova Friburgo apresentou, neste momento, potencial para a modalidade Indicação de Procedência, com possibilidade de num futuro próximo, evoluir para Denominação de Origem. A indicação de procedência evidencia a notoriedade do produto em relação à região geográfica onde é produzido. Já a Denominação de Origem relaciona o produto em relação à região geográfica e às características humanas ou naturais da região que influenciam no produto final.

Na reunião estavam presentes os representantes do Sebrae, da Fiperj e da cadeia produtiva.

No evento foi destacado o excelente trabalho realizado pela equipe do Sebrae Nova Friburgo e da Fiperj no resgate histórico da tradição da truta no município, fundamental para a conclusão do diagnóstico da IG.