Voltar

Notícias

Trump se instala em Washington e prepara mudança para Casa Branca


19 de janeiro de 2017 147 visitas

Presidente eleito dos EUA vai morar no local a partir desta sexta, quando tomará posse, em cerimônia que tem início às 15h, no horário de Brasília

Estados Unidos – Na véspera de prestar juramento como o 45º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump se instala nesta quinta-feira em Washington por quatro anos, determinado a transformar a política americana e deixar o legado de Barack Obama para trás.

“Esta viagem começa e vou trabalhar e lutar muito para que esta seja uma grande viagem também para os americanos. Não tenho dúvidas de que juntos devolveremos a grandeza aos Estados Unidos”, publicou o presidente eleito no Twitter na manhã desta quinta-feira.

O bilionário republicano, que se vangloria de ter 20 milhões de seguidores no Twitter, deixará durante o dia a Trump Tower, em Nova York, para viajar para Washington, onde vai pernoitar, e se mudará na sexta-feira para a Casa Branca.

O empresário deixará de lado seu Boeing pessoal no aeroporto La Guardia, em Nova York, e passará a se deslocar a partir de então em uma aeronave da frota presidencial, o Air Force One.

Às 15h30 local (18h30 de Brasília), Trump depositará flores no Cemitério Nacional de Arlington, onde estão sepultados os veteranos americanos mortos em combate, e depois discursará do outro lado do rio Potomac, no Lincoln Memorial, epicentro da cerimônia de posse, que contará com shows de música country e fogos de artifício.

A cerimônia de juramento, ao ar livre, no Capitólio, começará ao meio-dia (15h de Brasília) desta sexta-feira, segundo data e hora estabelecidas na Constituição, e será transmitida pela TV de todo o planeta, em um dia com previsão de chuvas.

Centenas de milhares de cidadãos, entre partidários e opositores ao novo presidente começaram a chegar à capital para participar deste ritual democrático do qual vão participar dirigentes políticos de todo o país, entre eles a adversária de Trump na disputa à Casa Branca, a democrata Hillary Clinton e três ex-presidentes.

“Trump tem pressa real de chegar à Casa Branca e começar a trabalhar para os americanos”, disse nesta quarta-feira seu vice-presidente, o conservador Mike Pence, de 57 anos.

Sem experiência política, nem militar, o septuagenário Donald Trump foi eleito, de certa forma, graças aos maus modos: seus eleitores, egressos das classes populares, o levaram à Presidência para virar a página da era Obama e alterar profundamente o status quo político. O bilionário prometeu por mãos à obra rapidamente.