Voltar

Notícias

Teresópolis ganhará conjunto habitacional sustentável


14 de novembro de 2015 200 visitas

Condomínio verde terá quatro blocos com um total de 128 apartamentos

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, vai ganhar um conjunto habitacional de interesse social sustentável. O condomínio chamado Fonte Santa III, com 128 apartamentos divididos em quatro blocos, será o primeiro conjunto habitacional verde construído com recursos estaduais. O projeto-piloto está sendo coordenado por um grupo de profissionais da Companhia Estadual de Habitação (Cehab-RJ), vinculada à Secretaria de Habitação.

Um estudo preliminar apontou as melhores alternativas ecológicas a serem adotadas. A próxima etapa será licitar a empresa que fará o projeto executivo. A expectativa é de que as obras comecem em 2016.

– Nosso objetivo é atender a população, melhorando sua qualidade de vida, agregando a questão da preservação do meio ambiente – afirmou o presidente da Cehab-RJ, Thadeu Galvani.

Destinado a famílias de baixa renda, o empreendimento verde terá um conjunto de dispositivos de economia hídrica, além de um sistema fotovoltaico (energia solar) para redução do consumo de energia elétrica, inclusive para o aquecimento de água. O material usado nas paredes, cobertura e vidros dos cômodos, além da tinta utilizada na pintura dos apartamentos também será escolhido com base no conforto térmico.

Para garantir que os moradores utilizem os dispositivos e se conscientizem da importância da economia de recursos, a Cehab-RJ vai realizar palestras e oficinas educativas, com o auxílio da concessionária Ampla.

O conjunto habitacional de interesse social sustentável contará ainda com creche, centro de convivência para idosos e quadra poliesportiva para os moradores.

Foto: Divulgação