Voltar

Notícias

SUICÍDIO É TEMA DE PALESTRA NO PROGRAMA SAÚDE PARA TODOS EM TRAJANO


16 de setembro de 2017 114 visitas

Os números no País a fora são estarrecedores. A cada 45 minutos um brasileiro morre vítima do suicídio. Em todo o mundo, ele mata mais que as guerras. Para reverter este quadro e não deixar a Região Serrana de fora desta luta, a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes inseriu o tema dentro do programa ‘Saúde para Todos’, que acontece desde o início da semana no município. A ação é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Oliveira, a campanha nacional ocorre desde 2014 e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos, além da realização de atividades sobre o tema. “Aqui em Trajano o prefeito Rodrigo Viana sugeriu que inseríssemos o tema na ação. Usamos a cor verde por estarmos administrando o programa ‘Saúde para Todos’, com o tema verde. O objetivo é alertar a população sobre o problema e mostrar que nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos”, disse.

Cerca de 170 estudantes participaram da palestra. Em Trajano de Moraes, a ação aconteceu no Posto de Saúde da Família no bairro Represa e no CIEP 279 – Professora Guiomar Gonçalves Neves, no Centro, sob a coordenação de Saúde Mental da prefeitura. “A palestra foi administrada para os adolescentes do Ensino Médio. Quero  agradecer ao enfermeiro Ronaldo, ao médico psiquiatra Sérgio Ornelas, a ACS Carolina, Danilo, Jaqueline, Rogéria, Sofia, a coordenadora de Saúde Mental Renata Paula”, agradeceu.

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 800 mil pessoas morrem por suicídio ao ano no mundo. Retratam ainda que para cada suicídio ocorrem em torno de 20 tentativas. É a segunda maior causa de morte entre jovens de 15-29 anos, vem sendo considerada uma epidemia. “A gestão pública municipal vem fazendo a parte dela que é mostrar e explicar os males de um suicídio. Para isso a Secretaria de Saúde tem uma equipe de profissionais preparada e engajada em qualquer assunto”, destacou Ana Paula.

No Brasil, o mês dedicado à prevenção teve início com a parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Centro de Valorização da Vida (CVV). “Para marcar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, pelo quarto ano, a campanha em Trajano busca conscientizar a população em todo o município. Ao longo do mês haverá palestras e orientações. O importante é não ficarmos de fora dessa ação tão importante para o bem estar de nossa população”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.