Voltar

Notícias

SINAL ANALÓGICO DE TV JÁ TEM DIA E HORÁRIO PARA SER DESLIGADO EM TRAJANO


24 de agosto de 2017 211 visitas

O sinal de TV analógica em Trajano de Moraes já tem dia, mês, ano até horário para ser desligado. Mas a notícia boa vem agora: os usuários do sinal, não precisam correr e nem tão pouco se preocupar em ficar sem a programação preferida. E o motivo é simples. De acordo com o site Seja Digital, o sinal somente será desligado na cidade, no dia 31 de dezembro de 2023. A informação foi passada pelo Secretário Municipal de Gestão Patrimonial, Tiago Luiz Pecly Bueno.
 
Com o desligamento, a programação das emissoras de TV aberta ficará disponível somente no formato digital. “Atualmente em Trajano somente a Inter-TV, Record, Band e Sbt tem sinal aberto. Sabemos que ainda faltam 7 anos para o desligamento total na cidade. É claro que, se a pessoa quiser e tiver condições de comprar o aparelho já pode ir fazendo. Orientamos também o usuário acessar o site ‘Seja Digital’, fazer um cadastro e tentar o aparelho gratuitamente”, explicou.
 
Com essa mudança futura, vale lembrar que, as emissoras deverão apresentar na tela, durante 30 dias, informação ao telespectador sobre o fim das transmissões analógicas.  “Para o desligamento do sinal analógico, será necessário na época que o percentual mínimo de 90% de domicílios com sinal digital, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Atualmente quem tem TV por assinatura já assiste a programação toda em sinal digital”, disse.
 
Sobre a gratuidade dos aparelhos conversores, Tiago Pecly, explicou que para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal, estão sendo distribuídos kits gratuitos de TV digital contendo conversor e controle remoto. A distribuição para os beneficiários continuará ocorrendo após o desligamento do sinal. Para receber os equipamentos, basta a população acessar o site www.sejadigital.com.br -”, incentivou.
 
 O governo adiou a morte da TV analógica pelo menos três vezes. No início, a previsão era que a transição para o sinal digital ocorreria integralmente em 2016. Depois, o Ministério das Comunicações havia previsto que Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro teriam o sinal desligado já na primeira metade de 2015, o que não aconteceu. “Pelo menos 360 dias antes da data prevista para o desligamento do sinal analógico no município, a Anatel deverá promover uma campanha publicitária na TV aberta para informar a população”, lembrou Tiago.