Voltar

Notícias

Simulador ProUni


2 de fevereiro de 2017 214 visitas

Início de ano é sempre uma época de nervosismo para os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior. Em 2017 não é diferente, e mesmo que as notas da prova já tenham sido divulgadas em 19 de janeiro, os futuros universitários ainda precisam passar pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) para descobrir se conseguiram ou não a sonhada vaga no ensino superior.

http://www.sisutec.com.br

O SISU é a forma de ingresso adotada pelo Governo Federal para distribuir as vagas nas faculdades públicas, mas quem busca uma vaga em uma instituição privada através da nota do ENEM, pode aproveitar também o Programa Universidade Para Todos (ProUni) para conquistar uma bolsa parcial ou integral.

Para amenizar a ansiedade, dos interessados no SISU e no ProUni 2017, foi lançado o simulador, com ele é possível ter uma estimativa da sua colocação no sistema por meio de simuladores virtuais que utilizam as notas de corte (a nota mínima necessária para entrar no curso) passadas no curso escolhido para determinar a provável posição do candidato. Essa é uma ótima forma de conferir como foi o seu desempenho no ENEM comparado com outros estudantes e as suas chances de conseguir ingressar em uma universidade pública ou conquistar uma bolsa do ProUni.

Simuladores ProUni

O site Quero Bolsa é indicado para buscar vagas no SISU, ProUni e Fies. Basta selecionar a cidade onde pretende estudar, a nota que obteve no ENEM e o curso que deseja no endereço: https://querobolsa.com.br/programas-do-governo.  O simulador vai então apresentar uma lista das universidades em que você tem chances de ingressar.

O Guia do Estudante e o site Evolucional também desenvolveram conjuntamente uma ferramenta com o mesmo objetivo de simular o sistema de ingresso, o Mapa do SISU. Acesse: http://www.mapadosisu.com.br/. Navegando no site, o estudante pode checar se a sua nota teria seria suficiente para ingressar no curso que informou a partir das notas de corte do SISU do primeiro semestre de 2016, o que dá uma boa ideia do que esperar em 2017.

Outra alternativa é o simulador do site Ecaderno. Acesse: http://materialdidatico.ecaderno.com/nota-de-corte-enem. Ele compara a nota do candidato com as notas de corte das edições de 2014, 2015 e 2016 do SISU, fornecendo uma expectativa bem próxima do que efetivamente o candidato irá encontrar quando se inscrever no SISU 2017.

SISU 2017

O SISU em 2017 ficará disponível para inscrição, do dia 24 a 29 de janeiro. Apenas no primeiro semestre serão 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

ProUni 2017

Este ano, a inscrição ProUni 2017 inicia no dia 31 de janeiro e se encerra no dia 3 de fevereiro. O programa tem um sistema próprio de seleção, parecido com o SISU, onde o candidato consulta a sua colocação e, se selecionado, pode dirigir-se até a instituição particular para realizar a matrícula com a documentação necessária.

Podem participar do ProUni somente os estudantes que conseguiram pelo menos 450 pontos na média do ENEM e não zeraram a redação, que tenham realizado o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais, e que contem com renda familiar máxima de três salários mínimos.