Voltar

Notícias

SEMINÁRIO ESTADUAL DE AGRICULTURA É REALIZADO EM NOVA FRIBURGO


3 de junho de 2017 281 visitas

Dados divulgados vãos auxiliar a dinâmica agrícola em Trajano de Moraes

Integrar ações e formar parcerias para fomentar a atividade agrícola na Região Serrana. Esse foi um dos temas do Seminário Regional de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – Integração e Parcerias pelo Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, realizado durante todo o dia desta segunda-feira (1), em Nova Friburgo.

O evento, contou com a presença do prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz. A programação estendeu-se por todo o dia no auditório do Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle, com realização da Secretaria Estadual do setor, com apoio da prefeitura de Nova Friburgo.

Durante o seminário, o secretário estadual da pasta, Jair Bittencourt, trouxe uma boa notícia para os moradores de Trajano de Moraes. De acordo com ele, com a recuperação econômica do Estado do Rio, foi acertada com o Banco Mundial, a retomada do programa RIO RURAL. “Um evento desse só nos faz ter certeza da importância da nossa cidade e região para a economia do estado. Tenho certeza que Trajano de Moraes vai contribuir muito para esse fortalecimento”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Com uma altitude de mais de 795 metros, e com uma extensão territorial de pouco mais de 589 mil quilômetros, Trajano de Moraes, é na região um dos poucos municípios no estado com uma produção agrícola intensa. “Nossa cidade tem muito para oferecer. Temos pessoas aqui capazes de produzir e fazer de Trajano de Moraes destaque e referência no estado quanto ao assunto agricultura. Temos produtores comprometidos com a produção e produtos de qualidade. Acredito muito em nossa cidade”, disse o vice prefeito Jorge Diniz.

Em seu pronunciamento, o secretário estadual de Agricultura Jair Bittencourt frisou tratar-se de uma reunião de trabalho pela interação das ações em prol da agricultura do Estado do Rio de Janeiro. Os seminários visam atender os prefeitos e agricultores das diversas regiões do estado objetivando produtos cada vez melhores.

Jair comentou ainda que foi-se o tempo em que municípios rurais eram tidos como pobres, pois a situação se inverteu e os municípios de produção rural atualmente são eficazes e alcançam seus objetivos. Ele acrescentou que não conhecia a estrutura da Secretaria de Agricultura do estado, tendo elogiado seu corpo técnico.

A presidente da EMATER-RIO, Stella Romanos, e o Diretor Técnico da empresa, Ricardo Mansur, apresentaram, fizeram uma radiografia do setor agropecuário dos 15 municípios serranos. Os dados divulgados vão auxiliar as administrações municipais a elaborarem políticas públicas para o segmento, em parceria com a secretaria estadual de Agricultura e suas empresas vinculadas.

Rodrigo Viana Juliana Pais Jorge Luíz Diniz Leomar Dauter Júnior Azevedo Kekel Stutz Daniel Fagundes Nilton César Riguetti Verônica Fazoli TRAJANO DE MORAES Trajano! Sodrelandia De Trajano De Sodrelandia Distrito De Trajano De Moraes Tapera -Trajano De Moraes Maria Mendonça Gravatá, Trajano De Moraes Saulo Diniz Saulo Roberto Rodrigues Pacheco Ana Paula De Souza Oliveira Alex Pinheiro Tiago Luiz Pecly Bueno.