Voltar

Notícias

Secretário de Saúde de Nova Friburgo apresenta ações desenvolvidas e planejamento para 2016 na Câmara dos Vereadores


11 de novembro de 2015 283 visitas

O secretário de Saúde de Nova Friburgo, Rafael Tavares Garcia, apresentou na última sexta-feira (6), às 15h, no plenário da Câmara Municipal, em audiência pública, o orçamento da secretaria de Saúde 2016 e aproveitou a oportunidade para discutir sobre diversos temas, entre eles políticas públicas de saúde no município, ações e desafios para o próximo ano.
O vereador Marcelo Verly, autor e presidente da primeira audiência pública sobre a saúde, realizada para debater a proposta orçamentária da Prefeitura para 2016, iniciou os trabalhos da casa legislativa agradecendo a presença do secretário e das subsecretárias de Atenção Básica, Sueli Scotelaro Porto, e Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna. Entre os diversos temas apresentados pelo presidente da audiência, foi enfatizada a importância da participação e contribuição do poder legislativo na gestão da saúde pública.
Ao assumir a tribuna, o secretário apresentou o orçamento de aproximadamente R$ 124 milhões para 2016 e o trabalho que está sendo desenvolvido entre a secretaria municipal de Saúde, a secretaria estadual de Saúde – SES – e o Ministério Público – MP, entre outras entidades, para solucionar e provisionar melhorias na Saúde de Nova Friburgo e, em especial, do Hospital Municipal Raul Sertã, que atende pacientes de 13 municípios da região, além de Nova Friburgo.
Em seu discurso, o secretário apresentou as ações desenvolvidas para sanar o desabastecimento de medicamentos, insumos e serviços da rede, destacando todos os processos licitatórios em andamento, que já somam mais de 40 iniciados em sua gestão, além das diversas ações que estão sendo planejadas para otimizar a capacidade instalada, como os contratos de manutenção e a criação de protocolos de encaminhamento que permitem a melhoria e democratização do acesso ao Sistema Único de Saúde – SUS.
Rafael também destacou a informatização dos setores do hospital e almoxarifado, o que permitirá um melhor gerenciamento dos recursos, evitando desperdícios e aperfeiçoando a busca por novas receitas oriundas de repasses para o município. Conforme disse Rafael, “criamos uma equipe de trabalho para atuar em conjunto com a SES, com objetivo de melhorar o atendimento e faturamento do hospital através do credenciamento dos serviços já realizados pela unidade. Temos capacidade de receber R$ 20 milhões em repasses que não chegam ao município por falta de credenciamento”.
Rafael finalizou o discurso ressaltando a importância dos indicadores de saúde como parâmetro norteador de ações e planejamento, que tem a participação de toda equipe técnica da secretaria e Prefeitura, da SES, do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público.
Ao fim de sua apresentação, o secretário respondeu todos os questionamentos dos vereadores presentes à audiência, que foi encerrada às 19h, aproveitando a oportunidade para deixar as portas da secretaria abertas para quaisquer dúvidas dos vereadores e para que o poder legislativo colabore com a gestão e desenvolvimento da Saúde Pública em Nova Friburgo.

Texto: Luís Guilherme Pimenta
Fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Nova Friburgo