Voltar

Notícias

São Francisco de Itabapoana ganha Clínica da Família


23 de agosto de 2015 206 visitas

Unidade se soma às 16 já entregues pelo Governo do Estado; outras cinco estão em construção

Os moradores de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, passam a contar com uma Clínica da Família a partir desta quinta-feira (20/8). Construída e equipada pelo Governo do Estado, a unidade será administrada pelo município e tem capacidade para atender até 12 mil pessoas por mês.

Esta é a 17ª Clínica da Família entregue pelo Governo do Estado em diferentes municípios do estado. Acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, o governador Luiz Fernando Pezão ressaltou a necessidade de dar apoio às prefeituras com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população.

– Acredito muito na importância da atenção básica e no projeto das Clínicas da Família. A população de São Francisco ganha mais qualidade de vida com o atendimento perto de casa. É uma grande conquista para os moradores da cidade – destacou Pezão.

Criadas para trabalhar a prevenção, a promoção da saúde, o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças, as Clínicas da Família têm o objetivo de fortalecer o atendimento da atenção básica nas regiões, reduzindo o déficit de capacidade instalada no estado e qualificando o atendimento à população nos municípios.

– Esta é uma mais unidade que estamos inaugurando, que é parte de um grande projeto de apoio à atenção básica dos municípios. A população de São Francisco passa a ter atendimento médico perto de casa e não vai mais precisar se deslocar para cidades vizinhas para buscar assistência – afirmou Felipe Peixoto.

Com investimento de R$ 1,3 milhão para as obras e outros R$ 150 mil em equipamentos, a nova unidade pode receber até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, além de agentes comunitários de saúde. Até 12 mil pessoas podem ser atendidas, por mês.

A dona de casa Alba Abreu, de 41 anos, levou o filho Riquelme, de 10 meses, para a inauguração e contou que, antes da Clínica da Família, precisava buscar atendimento em municípios vizinhos com o pequeno.

– A Clínica da Família vai ser muito importante para quem dependia, como eu, de buscar atendimento em outro município. Meu filho tem bronquite e asma e agora, terá atendimento perto de casa. Estávamos precisando muito de uma clinica como essa em nossa cidade – contou ela.

Clínicas da Família – A Clínica da Família de São Francisco de Itabapoana se soma às 16 unidades já inauguradas nos municípios de Niterói, Bom Jardim, Três Rios, Quatis, Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados, Aperibé, São Fidélis, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Itaguaí e Seropédica. Outras cinco estão em construção, nas cidades de Bom Jesus do Itabapoana, Barra Mansa, Rio Claro, Mangaratiba e Resende. Depois de prontas, todas as unidades ficam sob gestão das prefeituras.