Voltar

Notícias

Samu de Cantagalo ultrapassa 1,1 mil atendimentos em um ano e meio


14 de novembro de 2015 331 visitas

Equipe também passa por novo treinamento, desta vez na Cruz Vermelha, no Rio

Cantagalo – Inaugurado em 5 de maio de 2014, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Cantagalo chega aos 18 meses (um ano e meio) de funcionamento com 1.173 atendimentos entre urgência (assistência rápida, mas sem risco à vida) e emergência (ameaça iminente à vida).

Os dados foram divulgados esta semana pela equipe técnica da unidade, que passou, recentemente, por um novo treinamento, desta vez na Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro. A unidade de Cantagalo conta com uma ambulância de suporte básico do tipo B, que é destinada ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, mas não classificado como potencial necessidade de intervenção médica no local e/ou durante o transporte até o serviço de saúde mais próximo. A equipe é composta por quatro técnicos de enfermagem, quatro condutores e pela coordenadora de base.

Mantido com recursos do próprio município, o Samu em Cantagalo, que funciona 24 horas por dia, deve ser acionado pelo telefone padrão, o 192, que aciona a Central de Regulação localizada em Petrópolis, que é responsável por comandar todas as unidades descentralizadas do Samu na Região Serrana. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer operadora.
Redação: Gilmar Marques

Fotos: Divulgação