Voltar

Notícias

Sai calendário do IPVA Desconto para cota única será menor e pagamento começa ainda mais cedo


3 de dezembro de 2015 256 visitas

Com o estado em crise, os proprietários de veículos terão menor desconto no pagamento em cota única do IPVA 2016 e um calendário ainda mais antecipado que o do ano passado. Quem optar por quitar o imposto em uma só vez terá uma redução de 3% sobre o valor parcelado em até três vezes. Em 2015, o desconto foi de 8%.
O primeiro vencimento do calendário, anunciado ontem, é dia 19 de janeiro. Estão nesta data a cota única e a primeira parcela dos proprietários de veículos com placa de final zero. Já o último prazo para quem optar pelo pagamento à vista é no dia 17 de fevereiro (confira a tabela ao lado). Em 2015, a programação da cota única foi de 22 de janeiro a 19 de fevereiro.
Para fazer o pagamento do IPVA é necessário imprimir a guia no site do banco Bradesco (www.bradesco.com.br) a partir do dia 13 de janeiro. O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária ou pelos serviços de internet e de teleatendimento do sistema bancário nacional.
Como nos outros anos, a guia de pagamento deve trazer, além do IPVA, o valor do Seguro Obrigatório (DPVAT) e as taxas de serviço do Detran, relativas ao licenciamento de veículos, à vistoria anual e às emissões do laudo de gases poluentes e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV). Além do desconto menor para o pagamento à vista, o valor do IPVA ficará mais caro, em 2016, para alguns veículos por causa de uma mudança proposta pelo governo e aprovada na Assembleia Legislativa. A alíquota para carros flex, que era de 3% do valor do veículo, subirá para 4%. A de veículos movidos a GNV passará de 1% para 1,5%. O objetivo das novas alíquotas é elevar a arrecadação estadual em R$ 550 milhões, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Fazenda.