REPRESA DE VISCONDE DE IMBÉ SERÁ REATIVAVA PARA USO

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário
Prefeitura e Inea acertam parceria para desassorear a represa e limpar o rio
 
O assoreamento nos córregos e rios que cortam a cidade e os distritos em Trajano de Moraes, na Região Serrana, está com os dias contados. É que uma parceria da prefeitura com o Instituto Estadual do Ambiente – Inea, esta colocando em curso projetos para tentar recuperar uma ligação saudável entre as águas e os habitantes.
 
Mas, para que esse sonho seja possível no município, o prefeito Rodrigo Viana saiu em busca de parcerias. E o que parecia perdido, ganha vida nova, e dentro de alguns meses poderá ser visto pela população. É que o Projeto Limpa Rio, do Governo do Estado, irá limpar o rio principal em Visconde e retirar o acúmulo de areia do fundo da represa no distrito de Visconde do Imbé, também chamada de represinha. As obras de dragagem dos rios em Trajano já estão sendo feita.
 
Essa ação foi viabilizada depois de um pedido especial feito pelo prefeito, durante a visita de Luiz Antonio Corrêa, – pai do deputado Estadual André Corrêa, além de engenheiros e técnicos do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, na presença também do vereador Ralph Moreira. Na ocasião eles fiscalizaram e avaliaram os serviços já feitos em alguns rios do município e se comprometeram em estender a demanda da sede para Visconde.
 
Os técnicos do Inea observaram durante a fiscalização, as condições do local. “A restauração da antiga represa é uma reivindicação de muitos moradores que, por falta de opção, buscam outros lugares como alternativas em dias quentes. Quero reativar a represinha de Visconde e deixar toda a extensão do rio limpa, desassoriado”, afirma Rodrigo.
 
Ainda de acordo com o prefeito, a intervenção deverá beneficiar cerca de duas mil pessoas levando mais segurança para a população. “A represa é histórica para Visconde. Nela, várias gerações já se banharam e desfrutaram de momentos de lazer. Vamos reativá-la totalmente, para que possa voltar a ser um balneário, um local de lazer e até de pescaria para toda a população do distrito”, explica.
 
No local esta previsto ainda a restauração das margens, possibilitando, assim, que novamente se forme o pequeno lago utilizado por banhistas há décadas passadas. O trabalho irá incluir o reparo do paredão e outros serviços essências. “Vamos ter que gramar a margem, plantar árvores para sombra, deixar o espaço com acesso livre e acessibilidade. Quero voltar a ver a represa como área de lazer”, destaca.
 
Outro fator positivo, e que chama atenção, é que o leito será totalmente recuperado, ou seja, limpo. “Para isso vou contar com também com o trabalho de minha equipe de governo. A secretaria municipal de Meio Ambiente e a de Obras, vão trabalhar juntas nessa empreitada”, esclarece o prefeito.
 
O Programa Limpa Rio, foi criado em 2007 pelo Instituto Estadual do Ambiente, e tem por finalidade fazer a limpeza e manutenção dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Para isso, o programa dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para desenvolver, de forma contínua, ações de desassoreamento e dragagem de rios, córregos e lagoas. “Vamos mudar o atual quadro da represinha em Visconde”, concluiu o prefeito.