Voltar

Notícias

Programa Limpa Rio realiza obra de combate às enchentes no município de Bom Jardim


4 de dezembro de 2015 447 visitas

Ação do Inea gera segurança a moradores locais

Com o apoio do Secretário Estadual do Ambiente, André Corrêa, as ações do Programa Limpa Rio trazem mais segurança à população de Bom Jardim. O rio Grande, leito principal da região, passa por processo de limpeza e desassoreamento para evitar enchentes e melhorar a circulação da água. A obra foi iniciada em maio de 2015 e tem previsão de término em Novembro.

A imagem do estrago causado em 2011 pelas enchentes, ainda permanece na cabeça de alguns moradores, como é o caso do motorista Lídio José Duarte, de 58 anos. “Os moradores não aguentariam passar por aquilo novamente. Para vocês terem ideia, da linha d’Água do rio para cima, a água subiu cerca de 10 metros naquele ano. Com a essa obra, hoje, a população se sente mais segura (…) fiquei desempregado após a catástrofe e com a chegada do Inea na região comecei a trabalhar como motorista nos caminhões utilizados pela obra”, afirma Lídio.
Atualmente, as máquinas estão trabalhando em frente ao clube Maravilha. Segundo o presidente do clube, Napoleão Martins de 75 anos, o trabalho do órgão está sendo muito bem feito na região, mantendo a segurança e tranquilidade das pessoas.

O Programa Limpa Rio atua em todo o estado e tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos. Com caráter preventivo e emergencial, o programa é realizado de forma permanente, conforme a demanda dos municípios. Essas necessidades são identificadas a partir de solicitações de associações de moradores, prefeituras e órgãos públicos, através do encaminhamento à Ouvidoria do Inea.

As intervenções previnem a proliferação de vetores, como ratos e mosquitos, e reduzem o risco de inundações, trazendo mais segurança para a população.
Assessoria André Corrêa:
– Luiz Henrique Galerani
– Pedro Silva
– Roberto Silveira