Voltar

Notícias

Programa Jovens Empreendedores é um sucesso em Cordeiro


16 de setembro de 2017 42 visitas

Criado pelo SEBRAE, projeto leva o empreendedorismo à sala de aula

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO

Idealizado pelo SEBRAE/RJ, o Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) é uma ação do Plano Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), cujo intuito é levar noções de empreendedorismo às salas de aula de forma extracurricular. Assim, os alunos abrem seus horizontes quanto ao futuro mercado de trabalho e despertando o interesse para a criação do próprio negócio.

Em Cordeiro, o SEBRAE tem a parceria da Secretaria de Educação e os resultados são surpreendentes, atestados por educadores e familiares dos estudantes, que sentiram a diferença positiva com a inclusão das aulas oferecida às turmas do Ensino Fundamental. Os alunos aprendem empreendedorismo e criação de negócios, estimulam a criatividade e o pensamento crítico, com todas as ações interligadas ao conteúdo programático de cada disciplina ministrada nesse nível educacional.

Samira Garcia, coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, conta que a metodologia instiga os alunos a desenvolver um comportamento empreendedor, pensar na sustentabilidade, valorizar ética e cidadania, conhecer as culturas da inovação e cooperação e vivenciar um plano de negócio. “Tem sido uma motivação a mais. Notamos que há um envolvimento considerável dos alunos, com os reflexos aparecendo na comunidade e confirmando que o projeto é um sucesso”, destacou.

Cada ano escolar aborda um negócio. O 1º Ano conhece o ‘Mundo das Ervas Aromáticas’ e todos os detalhes do tema; o 2º Ano atua com ‘Temperos Naturais’, refletindo sobre cuidados com o planeta, alimentação saudável e agronegócio; alunos do 3º Ano abordam os ‘Brinquedos Ecológicos’ como oportunidade empreendedora e diversão na melhoria da qualidade de vida; o 4º Ano conhece a ‘Locadora de Produtos’, identificando preferência de futuros clientes e planejamento; já o 5º Ano desenvolve o tema ‘Sabores e Cores’, sobre a importância dos alimentos e os cuidados com a higiene.

Os ministrantes das aulas passaram por uma capacitação com a abordagem de questões teóricas e metodológicas do curso. Eles conheceram a estrutura e o conteúdo dos livros que são trabalhados com os alunos. Todo material de apoio para professores e alunos foram fornecidos gratuitamente pelo SEBRAE e repassados aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Estão sendo contempladas as escolas José Pinho de Carvalho (IPERJ), Nelly de Rezende Maranhão (São Manoel), Rita Cabral Pinto (Manancial), Zuleika Judice de Mattos Rodrigues (Retiro Poético), Constança Soares Teixeira (Lavrinhas) e Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves (Rodolfo).