Voltar

Notícias

Programa ID Jovem foi lançado em Macuco


7 de agosto de 2017 119 visitas

Na última sexta-feira (04), o programa ID Jovem foi lançado em Macuco no Pavilhão da Terceira Idade. O evento contou com a presença do Prefeito Bruno Boaretto, Secretario de Estado de Esporte, Lazer e Juventude Thiago Pampolha, Secretaria de Trabalho Evelhecimento Saudavel e da Juventude Andreia Boaretto, Secretaria de Assistência Social de Diretos Humanos Claúdia Bonan, Superintendente da empresa Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Presidente da Câmara Municipal de Macuco Carlos Alberto Oliveira.
Um grande número de jovens compareceu para participar do lançamento, que concede o direito a meia entrada em todos os eventos em qualquer parte do país.
Ter a possibilidade de viajar o país em viagens intermunicipais de forma gratuita, assistir a shows, peças de teatro e eventos esportivos pela metade do preço, além de gratuidade na inscrição de concursos e do Enem.
Isso será possível para jovens, com idades de 15 a 29 anos, que possuem renda familiar de até dois salários mínimos em Macuco. O programa Identidade Jovem (ID Jovem) será o provedor de todos esses benefícios.
No caso das passagens interestaduais, o jovem deve reservar lugar com antecedência de, no mínimo, três horas antes dos horários de partida dos coletivos. O usuário deve apresentar a Identidade Jovem e a carteira de identidade quando requerer a passagem. São reservadas duas vagas gratuitas e duas com 50% de descontoem cada coletivo, trem ou serviço de transporte convencional terrestre interestadual.
Para a superintendente de Políticas para Juventude do Estado, Jéssica Ohana, o programa supre dois eixos provenientes das lutas dos jovens – o acesso à cultura e a mobilidade – e afirma que “o prefeito está de parabéns por trazer à Macuco um programa tão importante. Espero que as empresas e todos os entes envolvidos façam valer a lei para que os jovens possam usufruir de todos os benefícios”.
Como fazer para se inscrever no programa ID Jovem:
Existem duas maneiras para o beneficiário adquirir o cartão ID Jovem, que é emitido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que são o aplicativo para smartphones e pelo site do programa. A partir de um download para celular – que é compatível com Apple IOS, Android e Windows Phone – o jovem insere no programa seus dados, conforme inscrição do CadÚnico. O próximo passo é a solicitação a geração do ID Jovem virtual, que armazena uma imagem com dados pessoais e um QR Code individual. Com essa ação finalizada, o mesmo fica disponível para utilização pelo próprio aplicativo, mesmo em modo off-line, por 30 dias. As informações e detalhes do podem ser obtidas no site www.juventude.gov.br/idjovem.