Voltar

Notícias

Programa de Reabilitação Profissional do INSS de Cordeiro


17 de julho de 2017 339 visitas

A Reabilitação Profissional é um serviço previdenciário no qual um trabalhador, com algum tipo de incapacidade que o impeça permanentemente de retornar ao seu ofício habitual, será atendido pelo INSS através das mais diversas estratégias previstas para que adquira condições socioprofissionais de retomar sua vida laboral em outra atividade profissional.

O atendimento é feito pela Equipe do Programa de Reabilitação Profissional das Agências da Previdência Social e pode ser composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais. Depois de concluído o processo de reabilitação profissional, o INSS emitirá certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente, o que não o impedirá de realizar as demais que se julgue capacitado.

Marcos Alexandre da Silva Sanches Pereira, 25 anos, é um exemplo desse trabalho. Iniciou o benefício Auxílio-Doença em 2013, quando foi vítima de acidente de moto que teve como sequela a amputação de parte de sua perna esquerda. Morador de Cordeiro/RJ, trabalhava como Auxiliar de Serviços Gerais em uma empresa de pequeno porte na área de Topografia. Como a maior parte das atividades funcionavam em área externa (estradas, fazendas, dentre outros), seu retorno para empresa de vínculo se tornou inviável.

Encaminhado para o Programa de Reabilitação Profissional da APS Cordeiro – Gerência Petrópolis, realizou Curso de Auxiliar Administrativo e treinamento no Departamento Pessoal da empresa ENGEFORM Construções e Comércio Ltda. Após seu desligamento do Benefício foi contratado pela referida empresa.

Superação também no esporte. Marcos é um atleta, joga futebol profissionalmente em um time de Amputados e participa de competições importantes, inclusive, no exterior.

O êxito do programa de Reabilitação Profissional do INSS e da reinclusão no mundo do trabalho do segurado Marcos contou com a vontade e participação do mesmo em mudar sua realidade. Mas não podemos esquecer que a parceria com as empresas locais tem seu destaque e torna essa realidade possível quando oferecem oportunidade as pessoas que, mesmo com restrições, ainda possuem potencial laborativo e tem muito a contribuir para a sociedade.