Voltar

Notícias

Programa Compra Mais 2 incentiva pequenos agricultores a fornecerem merenda escolar


31 de agosto de 2015 216 visitas

Projeto promove ações de inclusão para produtores rurais

O Governo do Rio lançou, nesta segunda-feira (31/8), um programa de estímulo aos pequenos produtores agrícolas para participarem das compras do governo voltadas para o fornecimento de merenda escolar na rede estadual de ensino. O Programa de Compras Governamentais para Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro, o Compra Mais 2, foi apresentado, no Palácio Guanabara, pelo governador Luiz Fernando Pezão na presença dos secretários de Planejamento e Gestão, Claudia Uchôa, da Agricultura e Pecuária, Christino Aureo, da Educação, Antonio Neto e do diretor-superintendente do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez.

– Considero o programa um sucesso e fico muito feliz de ver o avanço e a destinação para a compra de merenda escolar. Quero intensificar ainda mais esse mecanismo, estendendo o programa para outras áreas, como a alimentação dos presos, por exemplo. Vamos ajudar ainda mais a fomentar o desenvolvimento das regiões através do sistema de compras do governo estadual. Já que temos que comprar e gastar, que seja no próprio estado – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Gestão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) e o envolvimento das secretarias de Educação e de Agricultura e Pecuária. O foco será a capacitação de gestores públicos e micro e pequenos empresários, além de ações de inclusão de produtores rurais no fornecimento da merenda escolar.

– O programa já reúne 28 instituições entre cooperativas e associações, com mais de mil produtores. Outros 2 mil fornecem secundariamente para as escolas. Trata-se de uma produção acompanhada pelo programa Rio Rural para que não haja resíduos agroquímicos e nenhuma prática invasiva ao meio ambiente. É um mercado que pode atingir mais de R$ 1 bilhão por ano. Hoje, a agricultura familiar já fornece mais de R$ 100 milhões em produtos anualmente para o sistema público. Nosso desafio é multiplicar esse valor, crescendo cerca de 10% ao ano – explicou o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

O Compra Mais 2 dará continuidade à parceria da Secretaria do Planejamento com o Sebrae/RJ, iniciada em 2011, com o Compra Mais 1, que teve como foco a inserção de micro e pequenas empresas nas compras públicas.

– Os pequenos negócios representam atualmente mais da metade das transações realizadas pelo Estado e são os destinatários de aproximadamente 15% dos recursos licitados por meio de pregão, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão das Aquisições (Siga) – afirmou a secretária de Planejamento e Gestão, Claudia Uchôa.

– A agricultura familiar precisa entrar cada vez mais no cardápio das escolas, inclusive porque é mais saudável. O planejamento e a capacitação, que serão oferecidos, vão possibilitar que mais produtores consigam fornecer produtos para a merenda escolar. A diferença é que agora, em vez da diretora da escola comprar de um grande atacadista ou em um mercado, ela vai comprar de um pequeno produtor que, talvez por estar mais próximo daquela escola, possa oferecer um produto melhor – afirmou o secretário de Educação, Antônio Neto.

Fotos: Clarice Castro
*Imagens em alta resolução estão disponíveis no site do Governo RJ.