Você está visualizando atualmente PRESERVAÇÃO DE NASCENTES MELHORA OFERTA DE ÁGUA NO NOROESTE

PRESERVAÇÃO DE NASCENTES MELHORA OFERTA DE ÁGUA NO NOROESTE

Em Itaocara, mais de 160 fontes foram preservadas por agricultores

O município de Itaocara, no Noroeste Fluminense, conta com forte mobilização dos agricultores nas microbacias hidrográficas. A conscientização dos produtores rurais contribuiu para a adesão aos projetos desenvolvidos pelo Rio Rural, programa da Secretaria de Agricultura. Desde o seu lançamento, há seis anos, a campanha Água Limpa para o Rio Olímpico já protegeu 164 nascentes no município.

Na propriedade dos irmãos Odilon e Gessevaldo do Couto, na microbacia Córrego do São Luiz e Jararaca, o projeto de proteção de nascentes apresenta bons resultados.

– A ajuda do Rio Rural para a compra de material e o apoio técnico foram fundamentais. Os animais deixaram de ter acesso ao local e a vegetação agora pode crescer com vigor – afirmou Odilon.

Após a proteção da nascente, a família investiu no sistema de irrigação por gotejamento, no qual a água é enviada para a planta de forma direcionada, por meio de pressão em tubos de plástico, evitando o desperdício. Como a infiltração acontece de forma direta no solo, o aproveitamento hídrico é de 95%.

– Isso beneficia o meio ambiente, pois a intenção em qualquer lavoura é o uso eficiente da água, na medida necessária para garantir a saúde dos vegetais – explicou Evanildo Júnior, técnico do programa Rio Rural na microbacia Córrego do São Luiz e Jararaca.

>>> Microbacia – Outro bom resultado com a preservação de nascentes em Itaocara foi observado na microbacia Valão Santo Antônio. Há quatro anos, cerca de um hectare de terra foi protegido na propriedade do pecuarista e médico veterinário Gustavo Maforte. O cercamento fornecido pelo Rio Rural ajudou a preservar o entorno, incluindo um açude próximo ao local.

– Acredito que todo produtor pode contribuir para melhorar o planeta e proteger as nascentes – disse Maforte.