Voltar

Notícias

Prefeitura realiza fiscalização nos ônibus de Nova Friburgo


22 de março de 2016 196 visitas

Alguns ônibus da concessionária de transporte público de Nova Friburgo (FAOL) foram fiscalizados nesta terça-feira, 22 de março, pela subsecretaria de Fiscalização dos Serviços Concedidos, da secretaria de Governo, e pela secretaria de Mobilidade e Ordem Urbana. A ação foi motivada por diversas reclamações dos usuários, principalmente dos itinerários mais distantes. A blitz foi realizada às 10h, na Rua Cel. Zamith, debaixo do Viaduto Governador Geremias de Mattos Fontes.
De acordo com o subsecretário de Serviços Concedidos, Nader Pedro, a ação foi uma fiscalização pontual nos ônibus da FAOL no que se refere ao estado de conservação, equipamentos de segurança – como cintos de segurança – e a documentação do veículo.O objetivo, segundo disse, foi “verificar o cumprimento dos itens que estão previstos no contrato de concessão, para se implementar a efetividade do transporte públicos e a segurança para seus usuários”.
Pela secretaria de Mobilidade e Ordem Urbana, estiveram presentes a diretoria: o secretário municipal Haroldo Cesar de Andrade; o diretor administrativo, Paulo Coelho; e o diretor operacional Carlos Alberto. Segundo informou Haroldo, todos os ônibus vistoriados estão em estado satisfatório, corretos, mas algumas notificações foram distribuídas Até as 10h30min, mais de 10 veículos foram vistoriados. Desses, três receberam notificações. Um deles, por estar com a cadeira para os portadores de necessidades especiais quebrada, outro por estar com pneu careca e o terceiro com o cinto do trocador arrebentado.
Segundo Nader Pedro, a empresa concessionária, por força da nova negociação do aumento da tarifa, terá que cumprir algumas exigências da Prefeitura. Uma delas, a implantação de GPS (sistema de posicionamento global) em todos os veículos, até abril. Com isso, será possível exercer maior controle dos itinerários, cronometrar o tempo e verificar se os horários das linhas estão de acordo, além de verificar a quebra de veículos.Na parte da tarde desta terça-feira, 22, a equipe de fiscalização vai dar continuidade à fiscalização na Avenida Euterpe Friburguense.
Texto: Antônio Mauro
Fotos: Daniel Marcus