Voltar

Notícias

Prefeitura entrega obras de reforma do posto de saúde de Campo Alegre


17 de março de 2016 593 visitas

Antes subposto, unidade é elevada a posto e recebe um novo patrono: Necilio Soares Bon, filho do homenageado anterior, Oscar Bon

Cantagalo – Na noite da última quarta-feira, 16 de março, a Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou as obras de reforma do Subposto de Saúde Campo Alegre, na Vila de Campo Alegre, área pertencente ao quarto distrito, São Sebastião do Paraíba. O trabalho foi executado com recursos próprios, num total de R$ 3,5 mil, e também contou com pessoal próprio, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

De acordo com a secretária de Saúde, Vânia Huguenin, o subposto, que integra a Unidade Básica de Saúde da Família Líbio Paula Silva, de São Sebastião do Paraíba, foi elevado, agora, à categoria de posto de saúde.

Inaugurado na década de 1970, o posto recebera como patrono Oscar Bon. A partir de agora, por força de um decreto assinado pelo prefeito Saulo Gouvêa, a unidade passou a se chamar Posto de Saúde Necilio Soares Bon, filho do patrono anterior. “Ou seja, a homenagem continua na mesma família. Foi uma coincidência, pois pensei em apresentar um projeto de lei sugerindo o nome de Necilio para o posto, mas o prefeito Saulo Gouvêa também havia pensado em homenagear a mesma pessoa. Sendo assim, desisti de apresentar a minha proposta em detrimento do decreto do prefeito”, explicou o vereador Ocimar Ladeira, o Pulunga, que também é de Campo Alegre.

A entrega oficial das obras foi realizada junto a uma reunião comunitária com os usuários do posto e do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse tipo de encontro é promovido pelo menos a cada três meses em todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), conforme explicou a coordenadora de Atenção Básica da ESF, Ana Paula Bergamini.

O prefeito Saulo Gouvêa, que entregou uma cópia do decreto à viúva de Necilio Soares Bon, Ruth Teixeira Bon, usou o discurso para enaltecer o trabalho das secretarias envolvidas e dos servidores. Ele também desabafou a respeito das dificuldades enfrentadas durante a sua gestão, desde 2013, principalmente por conta da crise econômica vivida pelo país. “No entanto, estamos fazendo a nossa parte na área de gestão, que é aquela que garante uma Prefeitura saneada, sem dívida, em dia com as suas contas, apesar da correnteza contrária enfrentada por mim e a minha equipe de trabalho” disse Gouvêa, que também fez questão de lembrar que Cantagalo lidera o Ranking da Transparência, divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF), na Região Serrana do estado, resultado das ações de comprometimento público da sua gestão. “Finalizo agradecendo a todos vocês por estarem aqui interessados em participar de uma reunião comunitária para discutir o sistema de saúde. É assim que se faz cidadania”, finalizou.

Representando a família do novo patrono do posto estavam dois dos três filhos: Fernando e Ciléa. Mas quem falou em nome dos familiares foi a nora de Necilio Bon, Eliane, esposa de Fernando. “Só posso agradecer e lembrar que Seu Necilio, como era mais conhecido, nasceu e teve toda a sua vida dedicada a esta terra. Sem dúvida, esta é uma justíssima homenagem, até porque a área onde foi construído este posto foi doada à Prefeitura por seu pai, Oscar, até então patrono desta unidade de saúde. Nosso mais profundo agradecimento por esta lembrança”, disse.

Pela Câmara Municipal, cinco vereadores participaram da cerimônia: Ocimar Pulunga, Renata Huguenin, Emanuela Teixeira, a Manoela do Paraíba, Jorge Quíndeler e Sebastião Carvalho Cesário, o Tião Carne Seca. Renata Huguenin, Ocimar Pulunga e Manoela do Paraíba falaram e agradeceram as obras.

Representando a equipe de profissionais de saúde da área, falou a médica Ana Luíza Bonin Leal. Também estiveram presentes o vice-prefeito Edivaldo Oliveira, e o administrador distrital de Campo Alegre, José Antônio Sardinha, o Fubá, que teve o trabalho junto à comunidade muito elogiado pelo prefeito.

Redação/Fotos: Gilmar Marques