Voltar

Notícias

Prefeitos de 11 municípios assinaram termo de adesão em favor do desenvolvimento econômico da Região Serrana


14 de julho de 2018 102 visitas

Encontro, que aconteceu em Macuco, serviu como marco para novas ações em favor do Empreendedorismo

  Na manhã desta sexta-feira (13/07), prefeitos e representantes da Administração Pública de 11 municípios assinaram o Termo de Adesão do Planejamento das Ações em Favor do Empreendedorismo 2018/2019, documento elaborado pela Rede de Agentes de Desenvolvimento (ADs) da Região Serrana.

A cerimônia, que fez parte do “1º Encontro Regional Prefeitos em Rede”, teve como objetivo renovar a parceria entre as cidades em prol do desenvolvimento regional, além de promover comemoração ao reconhecimento recebido pelos ADs no “Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor”. O encontro aconteceu no Clube União Maravilha, em Macuco.

O evento, que foi promovido pela Rede de ADs em parceria com o Sebrae/RJ, contou com a presença de prefeitos, secretários municipais e servidores públicos, todos engajados na continuidade das ações que possibilitam um ambiente favorável aos negócios, seja por meio da desburocratização, da promoção das Compras Públicas, ou por meio de outras ações que potencializem iniciativas empreendedoras.

Na ocasião, o prefeito de Macuco, Bruno Alves, fez a abertura do “1º Encontro Regional Prefeitos em Rede”, destacando que as dificuldades impostas pelo cenário econômico no Estado e do país não impediram que os municípios da região buscassem formas de driblar a crise de forma unida e produtiva. “Fico muito feliz quando vejo o resultado de nossos esforços e de nossa união em relação às iniciativas tomadas para favorecer os ambientes de negócio em nossa região. Isso prova que sozinho não conseguimos nada, mas unidos, somos forte e temos obtido sucesso, mesmo diante das dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia. Não poderia deixar de agradecer ao Sebrae/RJ, que restaurou a parceria com nosso município, de modo que pudemos aprimorar nossas ações e investir com mais segurança no desenvolvimento econômico local. A partir daí, fomo capazes de enxergar novas possibilidades de nos unirmos aos nossos vizinhos, que se tornaram verdadeiros parceiros no direcionamento de esforços conjuntos no desenvolvimento regional”, destacou.

Para a presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, somente através da união de esforços e do evidente interesse de gestores e servidores em trabalhar para promover o desenvolvimento é que possível obter sucesso e reverter quadros de dificuldades. “É realmente uma satisfação poder testemunhar iniciativas empreendedoras como essas que estão sendo tomadas aqui na região, em que podemos observar um engajamento conjunto para transformar a vida das pessoas. Pois promover desenvolvimento é justamente trazer mudanças positivas para a população. É nos municípios que a gente vê o desdobramento das ações empreendedoras que geram emprego, renda e que ajudam e fomentam o Estado. É interessante observar que, na maioria das vezes, são justamente os municípios com menos condições que assumem as posturas mais criativas e que geram mais retorno para a sociedade”.

O coordenador da Rede de ADs, Jorge Braz, que também é secretário de Fazenda de Cantagalo, destacou a necessidade dos prefeitos promoverem o empoderamento do ADs em suas cidades, para melhor promoção das ações que favoreçam a economia da região. “É importante ressaltar que, se os prefeitos derem suporte a seus agentes de desenvolvimento diante de seu secretariado e demais servidores, atribuindo a ele um papel de destaque em sua gestão, certamente irá colher bons resultados no que diz respeito ao desenvolvimento socioeconômico local. Até porque, um AD bem utilizado pode ser uma referência no direcionamento de ações que favoreçam o município com o aumento das atividades empreendedoras, a geração de emprego e a distribuição de renda”, ressaltou.

O “1º Encontro Regional Prefeitos em Rede” contou com a presença de Aildo Biserra da Silva – agente de desenvolvimento e secretário de Planejamento do município de Arco Verde, em Pernambuco; e Walter Luiz Heck, ex-prefeito de Crissiumal, no Rio Grande do Sul e três vezes vencedor do “Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor”. Ambos deram palestras e trocaram experiências com os participantes.

Além dos membros da Rede de ADs de 11 municípios e o prefeito de Macuco, Bruno Alves, o “1º Encontro Regional Prefeitos em Rede”, contou com as presenças de representantes do Sebrae/RJ: Andréia Crocamo – gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RJ; Fernanda Gripp – coordenadora regional do Sebrae/RJ; Raquel Stumm – analista do Serbae/RJ; e os prefeitos e seus representantes:

– prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo;

– prefeito de Bom Jardim, Antônio Claret Figueira;

– prefeito de Cachoeiras de Macacu, Mauro Cézar Soares;

– prefeito de Santa Maria Madalena, Carlos Alberto Botelho;

– prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana;

– vice-prefeito de Cantagalo, Valdevino Moura Zanon;

– vice-prefeito de Cordeiro, Maria Helma Vasconcellos;

– secretária de Fazenda do Carmo, Railinda Calmon;

– secretário de Fazenda de Sumidouro, Miguel Ângelo Naffah,

– chefe de gabinete da prefeitura de Duas Barras, Adílson Gonçalves Miguel Jr.

A Rede de ADs

A Rede de ADs, que é reconhecida nacionalmente por seus constantes trabalhos em prol do desenvolvimento socioeconômico da Serra Fluminense conquistou, no dia 28 de junho, o “Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor” na categoria: “Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico”. Fazem parte da rede as cidades de Cantagalo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Sumidouro e Trajano de Moraes. Na edição do prêmio deste ano, foram 74 municípios inscritos e 35 finalistas em todo o estado, que concorreram com 41 projetos.