Voltar

Notícias

Prefeito Rogério Cabral realiza reunião de avaliação do pedido de reajuste da tarifa de transporte público


10 de março de 2016 273 visitas

O prefeito Rogério Cabral comandou uma reunião no gabinete nesta segunda-feira, dia 7, para discutir o reajuste da tarifa dos ônibus urbanos. Compareceram integrantes do governo municipal e da empresa Faol, além de representantes da Associação de Usuários de Transporte Público como convidados do prefeito.Em nenhum momento da reunião foram expostos valores de tarifa, mas ficou claro que a proposta da empresa – de R$ 4,07 – não será concedida. Esta determinação foi adotada pelo prefeito, mesmo antes de qualquer manifestação de qualquer associação, desmentindo notícia que vem sendo veiculada há mais de duas semanas. O prefeito informou apenas que, em caso de deliberação acerca do reajuste, este seria baseado na correção inflacionária do período. as exigências, em contrapartida, são: aquisição de 20 novos ônibus com ar-condicionado; aplicação da Lei Orgânica, com adoção da gratuidade para os usuários acima de 60 anos, e a melhoria imediata na manutenção, conservação e prestação do serviço.A Prefeitura de Nova Friburgo informa que as cobranças de melhoria da qualidade do serviço de transporte coletivo urbano vêm sendo feitas diariamente, inclusive com a criação de um grupo de trabalho no aplicativo WhatsApp para agilizar as demandas identificadas em outros grupos de participação popular e com o encaminhamento de ofícios à empresa concessionária. Esses ofícios têm sido encaminhados desde o início do atual governo e o grupo no aplicativo foi criado no início deste ano, quando foram identificados problemas como queda na qualidade da prestação dos serviços, manutenção e conservação da frota da concessionária.
A Prefeitura também está acompanhando todo o processo de migração da integração física para a integração eletrônica, com exigência de ampliação de atendimento, de acordo com as demandas dos usuários e das reais necessidades de deslocamento da população e casos pontuais estão sendo estudados e atendidos de acordo com a comprovação de deslocamento.
Portanto, qualquer notícia a respeito de valores é falsa e não retrata a verdadeira razão da reunião, que foi a de esclarecer os desdobramentos da negociação em andamento e a divulgação de informações falsas só interfere de forma negativa nas negociações. Uma nova reunião será realizada na próxima quinta-feira, dia 10, no gabinete do prefeito Rogério Cabral, com o objetivo de concluir os entendimentos sobre a nova tarifa dos ônibus urbanos de Nova Friburgo.
Texto: Eloir Perdigão
fotos: Daniel Marcus