Voltar

Notícias

Prefeito Rogério Cabral lança Portal da transparência de Nova Friburgo


18 de março de 2016 454 visitas

O Senai Moda sediou na manhã desta quinta-feira, dia 17, o lançamento do Portal da Transparência da Prefeitura de Nova Friburgo. No telão estava estampada a Lei número 12.527, de 18 de novembro de 2011, que garante o acesso à informação pública. Participaram da mesa de apresentação o prefeito Rogério Cabral, o secretário de Finanças, Juvenal Condack, o subsecretário Carlos Martins e o vereador Marcelo Verly, representando o Legislativo friburguense.
Rogério Cabral relembrou que, no tempo de vereador e presidente da Câmara Municipal, ele implantou o Portal da Transparência do Legislativo e, desde o início de seu governo, vem trabalhando para o da prefeitura. O atraso ocorreu devido a problemas no setor de informática até que, agora, com a troca do sistema, esses problemas foram superados e o portal pode, enfim, ser concretizado. “Assim Nova Friburgo deverá ser um dos primeiros municípios quanto à transparência”, previu o prefeito, que esta feliz com essa realização.O vereador Marcelo Verly comentou que a implantação do portal não foi tarefa fácil e elogiou a iniciativa. O município estava na 75ª posição no Estado do Rio de Janeiro e o prefeito e seus principais colaboradores decidiram então realizar todos os esforços a fim de reverter a situação e deixar a cidade nas primeiras posições do ranking. Foi preciso mudar o sistema de informática que resultou, primeiramente, na emissão do carnê do IPTU de qualquer lugar da cidade. “Em termos de transparência nós vamos para os primeiros lugares”, assegurou o secretário, que explicou todo o trabalho até chegar a essa ferramenta de informação ao cidadão e órgãos internos da prefeitura. Juvenal falou do SIC Físico (Serviço de Informação ao Cidadão), acesso simplificado e interatividade entre cidadão e portal.
Para entrar no portal basta acessar o site da Prefeitura. Juvenal garante que é tudo muito simples e beneficia todo e qualquer cidadão que tenha acesso à internet. Ele preveniu que ainda não está “tudo cem por cento pronto” e as informações que ainda não aparecem vêm sendo complementadas.
Ao fim da apresentação, o prefeito garantiu que a partir de agora o cidadão poderá ter todas as informações no portal, desde 2011, data da Lei de Acesso à Informação. Rogério Cabral aproveitou a oportunidade e convidou a todos para estarem no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no próximo dia 28, às 18h, para o lançamento do Meio Ambiente Digital, produzido pela equipe da secretaria de Meio Ambiente. A CDL fica na Rua Fernando Bizzotto, 39, no centro da cidade.
Texto: Eloir Perdigão
Fotos: Daniel Marcus