Voltar

Notícias

Prefeito nomeia Comissão Especial em Cordeiro


11 de agosto de 2017 478 visitas

Objetivo é analisar as situações financeira e orçamentária do município

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO

Não é mais nenhuma novidade para ninguém que a crise econômica que assola o país e o estado do Rio de Janeiro é gravíssima. A cada dia que passa esse quadro se reflete diretamente nos municípios, principalmente nos de menor porte e escassos recursos financeiros, como é o caso de Cordeiro, que enfrenta uma série de problemas, especialmente em virtude da indesejável e crescente queda nas arrecadações, algo que tem inviabilizado ações em diversos setores administrativos do município.

Diante desse cenário visto como assustador e considerando o montante inaceitável de dívidas recebidas como ‘herança maldita’ – envolvendo dezenas de fornecedores, servidores públicos ativos e inativos, além da perda de ‘milhões de reais’ em prejuízo ao IPAMC (Instituto de Pensão e Aposentadoria do Município de Cordeiro), incluindo ainda as decisões judiciais relativas às dezenas de processos promovidos por servidores municipais, que podem gerar um impacto financeiro e aumentar a folha em quase ‘meio milhão de reais’, processos estes conduzidos de forma inadequada pelas gestões passadas – o prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, instituiu uma Comissão de Análise da Situação Financeira e Orçamentária.

Com essa medida, o prefeito cordeirense mostra que seu intuito é buscar alternativas que possam garantir o aumento da arrecadação e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas da Administração Municipal cuja finalidade é manter de forma fiel o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e manter o equilíbrio financeiro das contas públicas. “Desde o início de nossa gestão buscamos manter o equilíbrio entre receitas e despesas. Contudo, nos últimos três meses a queda na arrecadação foi extremamente acentuada. Por isso, encaramos a situação político-econômica com responsabilidade e austeridade, para que a administração consiga manter as contas em dia sem prejuízo dos investimentos já definidos para o ano”, explica Luciano.

A expectativa é de que até a próxima semana a Comissão, composta por técnicos da própria Prefeitura, conclua seus levantamentos e apresente ao prefeito as medidas que poderão ser adotadas. De imediato, os profissionais alertam que a crise financeira vivida por todos e, em particular, os problemas criados em Cordeiro nos últimos anos, exige dos atuais gestores públicos decisões responsáveis e eficientes. “E é assim que agiremos sempre, mesmo que para isso tenhamos que ‘cortar na própria carne’. Jamais vamos ‘empurrar para debaixo do tapete’ os problemas. Bem ao contrário, devemos, sim, garantir serviços essenciais à população, como saúde e educação, prioridades absolutas de nossa gestão. Oportunamente, as principais decisões serão passadas à população”, colocou o prefeito Luciano Batatinha.