Voltar

Notícias

Prefeito de Macuco Bruno Boaretto faz um resumo do seu primeiro mês de governo


5 de fevereiro de 2017 305 visitas

O Prefeito de Macuco Bruno Boaretto  apresentou ontem dia 01 de fevereiro, na página da prefeitura no Facebook, um resumo de seu primeiro mês de governo, onde prevaleceu principalmente o bom-senso já que o novo prefeito recebeu um município com péssima situação tanto financeiramente quanto em sua estrutura. “Assumi um município em estado de calamidade, sem recursos e praticamente sucateado. Num primeiro momento precisávamos definir nossas ações para que os trabalhos pudessem fluir sem atropelos e com a certeza de que estávamos no caminho certo”.

As primeiras ações foram promover uma limpeza geral nos bairros, com retirada de mais de 140 caminhões de entulhos das ruas de Macuco. A limpeza se estendeu também até o cemitério e Parque de Exposições onde foi constatado um grave problema de manilhamento , que está sendo alvo de um projeto da Secretaria Municipal de Obras para correção dos problemas. O antigo colégio da Barreira também recebeu atenção especial já que no mesmo será instalado o PSF do bairro. “Será um local com mais conforto tanto para médicos como pacientes, e onde estaremos instalando um Centro Odontológico para atendimento à população”, afirmou Bruno.

Outro ponto importante segundo o Prefeito foi o acerto de contas com a Ampla, já que o município devia mais de meio milhão de reais em contas atrasadas. “Chegamos a um acordo que nos permitiu o parcelamento da dívida, com a reativação dos serviços em diversos setores municipais  que se encontravam às escuras pelo corte de energia elétrica”, disse o prefeito.

Para o Prefeito Bruno um dos momentos mais importantes foi poder dar oportunidade a novos adolescentes de participar do Programa Guarda Mirim Ambiental, que já completou dez anos levando noções de cidadania e preservação do Meio Ambiente aos jovens de Macuco, e que segundo o administrador receberá atenção especial nos próximos anos.

Na área de saúde o Centro de Atendimento teve sua estrutura de funcionamento reformulada para a inserção das especialidades médicas solicitadas pela própria população. “Em pesquisas detectamos quais as especialidades mais solicitadas pela população. E iniciamos também uma grande campanha contra a Dengue, com os agentes comunitários de Saúde”. Outro importante ponto que vem sendo estudado pela administração é a transferência do Pronto-Atendimento da Reta, antiga Casa do Parto, que na verdade é um ESF, para a Clínica de Fisioterapia recentemente inaugurada.  Segundo Boaretto, um local mais amplo, com mais comodidade tanto para pacientes quanto para médicos. “Nosso planejamento inclui transformarmos o Pronto-Atendimento, num ESF do bairro, que incluirá o atendimento aos moradores dos Santos Reis”.

A reativação da oficina de Veículos Municipal também foi um ponto importante segundo o Prefeito já que trouxe uma grande economia para os cofres públicos, com o conserto de seis veículos, sem o gasto junto a oficinas. “Pegamos uma frota sucateada com apenas cinco veículos em condições de funcionamento, e hoje já temos mais de dez veículos atendendo a população de Macuco. Já realizamos mais de trezentos atendimentos a pacientes que precisavam ser atendidos fora de Macuco para consultas e exames”, exaltou o prefeito. Ainda segundo Bruno, o restante dos veículos inservíveis  já se encontra armazenado no Parque de Exposições aguardando um leilão. Um ponto importante na área de agricultura foi o conserto de um trator que vem atendendo aos produtores rurais do município além da atenção que vem sendo dada as estradas vicinais com um projeto de recuperação das mesmas a ser implantado a partir do mês de maio, início do período de estiagem.

O horto municipal também tem sido um dos projetos mais difundidos pela nova administração, onde em breve serão produzidas mudas para comercialização.

O funcionalismo público também vem recebendo atenção especial do novo governo, que segundo o prefeito estava esquecido pela administração anterior. “Tenho plena consciência dos problemas enfrentados, com a enorme defasagem salarial em que se encontram os nossos servidores, até mesmo com o distanciamento criado entre o Executivo e nossa classe de trabalhadores municipais. “Estamos dialogando, buscando aos poucos diminuir esse distanciamento, em busca de soluções para os problemas”. O prefeito lembrou que sua administração foi uma das primeiras do Estado a pagar o salário integralmente antes do final do mês de Janeiro. “Mantivemos inclusive o cartão alimentação do nosso funcionalismo público, que já está sendo licitado para que uma nova empresa possa prestar o serviço”.

Abrir as portas do seu gabinete para ouvir a população tem sido um dos momentos mais prazeirosos para o novo prefeito. “Além de poder ouvir as necessidades do nosso povo, tive a certeza de que um dos maiores problemas continua sendo o desemprego. Nosso município tem um índice muito alto de desemprego, e isso nos faz ir em busca de novas empresas que queiram vir para Macuco, principalmente nos setores de confecção e metal mecânica”

A busca por recursos em outras esferas tem demandado tempo e atenção do novo prefeito. “Estamos no Tribunal de Contas do Estado, buscando mais informação para que possamos superar essas dificuldades iniciais. Estive também na ALERJ, com o líder do Governo, Deputado Albertassi, e estamos muito confiantes quanto a novas possibilidades que até o meio do ano estarão se abrindo para o município e que trarão benefícios para nossa população”

RELEASE DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE MACUCO