Voltar

Notícias

Pré natal realizado no centro de saúde é destaque e irá representar Macuco no congresso estadual


7 de fevereiro de 2019 543 visitas

O COSEMS RJ registrou 119 experiências recebidas e Macuco fica em 4° lugar na modalidade pôster.

O Pré Natal realizado no Centro de Saúde de Macuco foi classificado para representar o Município no V Congresso Estadual de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro. O evento irá acontecer nos próximos dias 12 e 13 em Niterói e a Coordenadora  de Atenção Básica e Epidemiologia, a Enfermeira Marlise Juliano, será a responsável pela apresentação do trabalho.

Macuco foi classificado em 4° lugar na modalidade pôster, tendo o COSEMS RJ registrado o recebimento de 119 experiências.

O trabalho desempenhado é denominado “Implementação do Protocolo do “Ponto G DA Gestação”/Dia da semana escolhido para a realização do Pré Natal através do cuidado em rede/ Ampliação do Acesso.”

A Equipe é composta por obstetra, enfermeiras, nutricionista  e dentista. A primeira consulta é com a enfermeira, sendo de demanda espontânea. Neste mesmo dia a paciente realiza os testes rápidos para HIV,   Sífilis,   Hep   B   e   C,  passa   pela   nutricionista,   avalia   o   cartão   de   vacina   e  é   imunizada   caso   haja necessidade. Agendam-se  todos   os  exames   necessários,  participam de   palestras  de  educação   em  saúde  e recebem repelente, orientações e também agendamento para a consulta do próximo mês. Em um mesmo dia e ponto (Unidade de Saúde) passam por todos os profissionais acima citados, caracterizando o “Ponto G da Gestação”, otimizando o tempo e garantindo acesso integral.

Doenças anteriormente sub notificadas e descobertas já na fase final de gestação foram tratadas em tempo ideal   e   o   papel   do   enfermeiro   foi   fundamental   na   liderança   da   equipe   de   trabalho   com   consultas   de enfermagem, sem contar com a humanização no atendimento deste grupo e a totalização das ações em um só dia   economizando   tempo   dos   profissionais   e   das   pacientes.   O   percentual   de   gestantes   com   7   ou   mais consultas passou de 61,26% para 84,04% (início em 05/05/18). Foram zerados óbitos maternos, de RN e sífilis congênita, além do aumento da cobertura de imunização em gestantes, assim como em menores de 1ano e maior procura para realização do Teste do Pezinho.

 O aumento da credibilidade na atenção primária e no papel do enfermeiro nas consultas de Pré Natal foi observado através da  migração de pacientes do particular para  o SUS. A qualidade do atendimento e a facilidade  de  acesso  aos  exames  foram  fundamentais   para  atingir os  indicadores.    A gestão prioriza a Prevenção, pois é mais barato, menos traumatizante e mais humano para a manutenção da vida.

“Estamos muito felizes com essa classificação e a oportunidade de mostrar nosso trabalho em um Congresso dessa importância. Vamos mostrar as inovações na gestão da saúde e algumas novidades que ainda pretendemos implantar como pré natal do parceiro, para aumentar ainda mais a adesão das gestantes o mais precoce possível _ Explicam Marlise Juliano (autora do projeto) e Maura Huguenin ( Coautora do mesmo).

O Secretário de Saúde, Dr. Adivar Exposto, ressalta que mais uma vez a pasta terá a oportunidade de apresentar um trabalho em um evento de grande visibilidade. Agradece ao apoio do Prefeito Bruno Boaretto por reconhecer a importância e investir na saúde.