Voltar

Notícias

Parque florestal em Trajano será revitalizado


30 de março de 2017 128 visitas

O prefeito Rodrigo Viana, acompanhado do seu vice Jorge Diniz e do secretário municipal de Meio Ambiente, André Correa, estiveram reunidos nesta segunda-feira, (27/03), com uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O encontro aconteceu na área da primeira Floresta Estadual do Rio de Janeiro (Floe), localizada no horto florestal do município.

O encontro teve como principal pauta a discussão do projeto de revitalização do parque. A proposta da prefeitura é dar maior visibilidade a área, principalmente para servir como atrativo turístico para moradores e turistas.

O projeto prevê a construção de um mirante, academia ao ar livre, áreas com decks, construção de um prédio administrativo, auditório para realização de eventos, palestras e reuniões, além da construção de um galpão para uso diversificado, principalmente para práticas sustentáveis, como por exemplo o beneficiamento do juçaí, fruto da palmeira Juçara que sofre com a extração ilegal do seu palmito e é cultivado em ambiente de produção orgânica e silvestre.

Além de área livre para a prática esportiva e implantação de infraestrutura de apoio administrativo, a revitalização do parque prevê a ampliação de trilhas de caminhadas e de esportes, por exemplo ciclismo, construção de estacionamento, área de apoio a cavalgadas, além da despoluição da represa, considerado um dos pontos mais importantes do projeto e muito cobrado pela população trajanense.

“A despoluição da represa garantirá balneabilidade da área, ou seja, teremos uma área específica para banhos e normatização para o uso de pequenas embarcações. Quem ganha é a população trajanense e os turistas que visitam nossa cidade, que poderão desfrutar das belezas naturais que o parque oferece”, explica o prefeito Rodrigo Viana.

Ainda de acordo com o prefeito, os técnicos do Inea receberam a proposta de forma positiva. A previsão é que até o segundo semestre deste ano o projeto saia do papel com o início das primeiras intervenções.

#trajanodemoraes #governodopovo #responsabilidadeambiental Rodrigo Viana Jorge Luíz Diniz