Voltar

Notícias

Obra de complexo policial chega a 80% de conclusão


26 de novembro de 2015 406 visitas

Delegacias especializadas atenderão a casos de jovens infratores e vítimas de agressões
Os três prédios históricos que serão ocupados pelas delegacias da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) e de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), na Rua do Lavradio, na Lapa, já estão com mais de 80% das obras finalizadas. Com previsão de conclusão para este ano, o complexo policial, aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), atenderá a casos de jovens infratores e vítimas de agressões. Foram investidos aproximadamente R$ 5,7 milhões na restauração.
Iniciado em setembro do ano passado, o trabalho tem sido realizado de forma minuciosa. Para reconstruir os prédios inaugurados em 1927, técnicos do Programa Delegacia Legal realizaram pesquisa histórica e iconográfica durante cinco meses.
O complexo de atendimento infanto-juvenil na área de segurança pública será uma unidade de grande porte, com três andares. As duas especializadas serão totalmente independentes, inclusive nas suas entradas.
A DCAV conta com a manutenção apenas da fachada, que está sendo totalmente reconstruída a partir do projeto original. Para que se mantenha o aspecto original do prédio, estão sendo implantadas estruturas metálicas nas paredes. O telhado está sendo reconstruído, seguindo o desenho original. A compartimentação do prédio foi adequada às novas funções da delegacia especializada.
Para manter a uniformidade das edificações, a DPCA terá os mesmos desenhos e adornos em alto relevo, nas cores da fachada da DCAV. A nova construção terá estrutura metálica embutida nas paredes.
As duas unidades vão contar com espaço destinado a espera infantil com recreação (brinquedoteca) e equipamentos que proporcionem conforto das crianças e adolescentes. Nas delegacias, os setores de investigação preliminar ficarão localizados ao lado das áreas de atendimento ao público e integrados aos atendimentos social e psicológico. As delegacias especializadas vão contar ainda com equipamentos como computadores conectados a central de dados do Programa Delegacia Legal.
Prédio da Delegacia do Catete é reformado
O Programa Delegacia Legal também foi o responsável pelas obras de restauração da 9ª Delegacia do Catete. Para preservar as características e as cores originais do patrimônio histórico, técnicos do Governo do Estado realizaram amplo estudo histórico e iconográfico em arquivos, bibliotecas e na documentação existente.
Foram 15 meses de pesquisas e obras no edifício quase centenário do antigo 4º Distrito Policial e Quartel da Brigada Militar. A construção, do arquiteto Heitor de Mello, foi o primeiro prédio projetado no Brasil para ser uma delegacia de polícia. A unidade do Catete foi inaugurada em 1909 pelo ex-presidente da República, Nilo Peçanha.
Um dos grandes desafios da obra foi a restauração da fachada. O trabalho envolveu um grande número de artesãos, que utilizaram instrumentos como bisturis e escovas para a limpeza. As instalações físicas da delegacia e do antigo quartel da brigada militar, foram totalmente modernizadas.

Fotos: Salvador Scofano