Voltar

Notícias

Nova Friburgo foi sede da primeira reunião de 2017 do Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana


19 de janeiro de 2017 55 visitas

Nova Friburgo sediou na manhã desta terça-feira, 17, o primeiro encontro de 2017 do Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana. A reunião aconteceu no Teatro Municipal Laercio Ventura, no Suspiro, e contou com a presença de representantes das secretarias de Cultura de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cantagalo, Cordeiro e Bom Jardim.

O Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana existe desde 2010 e surgiu a partir de um encontro com representantes da Secretaria de Estado de Cultura, que sugeriram que os gestores culturais da Região Serrana se unissem a fim de centralizar as demandas e aumentar a representatividade do grupo no estado. As reuniões são itinerantes e realizadas mensalmente.

“O Fórum vem para fortalecer toda uma política cultural. Nosso trabalho é o de tentar integrar culturalmente a Região Serrana, através de uma ajuda mútua dos municípios. Ao longo desses anos fortalecemos todos os sistemas municipais de cultura promovendo palestras e seminários. Temos um projeto que já encaminhamos duas vezes ao Ministério da Cultura que trata da circulação da produção cultural dentro da própria região.” – declarou Nara Zeitune, conselheira representante da Região Serrana no Conselho Estadual de Cultura e Coordenadora de Projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis.

Além de fomentar a cultura em Nova Friburgo e na Região Serrana, o grande objetivo dos gestores culturais é o de ampliar esse horizonte e tratar da questão a nível nacional.

“Nossa intenção é criar um diálogo e abrir caminhos para que possamos, através da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e desse grupo de 15 cidades, criar o 4º Consórcio de Cultura do Brasil na nossa região, que é muita rica, com muitos artistas, grupos musicais, de artes visuais, de todas as áreas.” – projetou Marcos Marins, secretário de Cultura de Nova Friburgo e anfitrião do encontro desta terça-feira, 17.

O Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana engloba 15 município da região. São eles: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Guapimirim, Trajano de Morais, Duas Barras, Bom Jardim, Cordeiro e Areal.

Texto: Secom/Fernando Moreira
Fotos: Secom/João Luccas Oliveira