Voltar

Notícias

Moradores se reúnem para defender Praia da Tartaruga, em Rio das Ostras


1 de dezembro de 2015 1.073 visitas

Área tomada pelo mar se encontra em situação complicada

Moradores de Rio das Ostras começaram a se movimentar neste sábado, 28, com o objetivo de chamar atenção do poder público para a realidade da Praia da Tartaruga, em Rio das Ostras. O avanço do mar já provocou a destruição do píer e do calçadão da orla, e a cada dia, a situação tende a ficar pior.

Um grupo iniciado através das redes sociais e aplicativo de mensagens, denominado S.O.S Praia da Tartaruga, se reuniu pela primeira vez para definir ações que possam pressionar as autoridades públicas perante a situação delicada, que o local se encontra. A ideia inicial e dar uma abraço simbólico na Praia no próximo dia 12, às 10h. O grupo ainda planeja criar um abaixo-assinado, fazer um ato simbólico com fitas pretas, dentre outras ações, que possam ser realizadas de forma pacifica. Também no primeiro encontro ficou decida uma reunião para o próximo sábado, 05, quando serão votadas as ideias que serão executadas no dia 12 de dezembro.

De acordo com a organização, ao entender as consequências do avanço do mar, muita gente se solidarizou e foi compreendido a necessidade urgente de uma mobilização popular sem caráter partidário ou eleitoreiro. E é por manter esse pensamento, que as reuniões são abertas, no antigo Deck, que é um espaço público.

Sobre a situação da Praia – A Praia das Tartarugas sempre foi um atrativo turístico da Cidade. Porém, o avanço do mar a um longo tempo vem trazendo diversos transtornos, que crescem a cada ressaca marítima ou chuvas fortes. O calçadão foi destruído, uma grande parte está interditada, assim como o ponto de ônibus próximo, e a população teme que o pior aconteça a água ultrapasse mais e chegue a Rodovia Amaral Peixoto.
fonte: click diário