Voltar

Notícias

MEIO AMBIENTE: ESTUDANTES DE TRAJANO VISITAM HORTO FLORESTAL EM MADALENA


6 de junho de 2017 383 visitas

Objetivo é conscientizar todos sobre a importância da data
 
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira, dia 5, alunos das escolas da rede municipal de ensino de Sodrelândia, Tapera, Ponte de Zinco, Maria Mendonça e Ponte Nova em Trajano de Moraes, tiveram um dia inteiro de conhecimento ambiental. O motivo: comemorar a vitória pela Gincana Ambiental entre as escolas da Bacia do Rio Macabu.
 
O trabalho de educação ambiental começou a pouco mais de um mês, e foi comemorada no Horto Florestal Joaquim dos Santos Lima em Santa Maria Madalena, hoje referência na região. Educadores e estudantes puderam aproveitar o momento em busca dos conhecimentos ofertados pelos monitores e técnicos, atualmente utilizados como laboratório para estudos e pesquisas.
 
Na chegada os estudantes assistiram a uma breve apresentação sobre animais peçonhentos e armadilhas de caça proibidas, realizada pelo Subtenente Alves, da Unidade de Proteção Ambiental do Desengano. Em seguida, fizeram caminhadas na área do horto.
 
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Luiz Baía Almeida, a gincana conseguiu coletar e retirar da natureza cerca de 3.650 garrafas pets, 103 quilos de latinha de alumínio, 53 litros de óleo utilizado e 250 pilhas em Trajano e distritos. “Os alunos se empenharam ao máximo. Foi uma gincana linda. Por conta desse trabalho maravilhoso o resultado esta aqui, um passeio ao Horto Florestal em Santa Maria Madalena”, disse.
 
Durante todo o dia, entre uma brincadeira e outra, os alunos puderam aprender como os profissionais atuam no horto, plantaram mudas, conheceram a estufa e como são feitos os estudos botânicos e as estufas de sementes. “Os estudantes vão sair daqui sabendo um pouco mais sobre educação ambiental e conhecimentos específicos em fauna e flora”, destacou Mário.
 
Os projetos de educação ambiental em prol da Bacia do Rio Macabu, desenvolvido nas escolas é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Ainda de acordo com Mário, essa ação visa à formação de multiplicadores do conhecimento, tendo como público-beneficiário os professores, alunos, e a população em geral.
 
Jussara Galante é professora na Escola Municipal de Sodrelândia Monclar Gomes Filho. Ela conta que diariamente trabalha a educação ambiental com os alunos. “Precisamos mudar o quadro de cuidado com o Meio Ambiente. Nosso objetivo é realizar um trabalho de educação ambiental com ações práticas e contínuas, através do conhecimento”, revelou.
 
O Horto Florestal ocupa 12,5 hectares de terra, e foi o local certo para a conscientização ambiental. “Quero agradecer as pessoas que juntas somaram forças para que os alunos estivessem aqui. O prefeito Rodrigo Viana, aos diretores, alunos, professores, a direção do Horto Florestal, ao vereador Ralph Moreira, Messias, Alvinho, a Defesa Civil, ao secretário de governo Junior Azevedo, a chefe de gabinete Verônica Fazolli, a Hélio Luiz, de Educação Elielton, e tantos outros. Muito obrigado”, concluiu Mário.