Voltar

Notícias

Meio Ambiente de Cordeiro coleta óleo vegetal saturado no Food Truck


12 de novembro de 2015 1.179 visitas

ASCOM – Prefeitura de Cordeiro

A Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro promoveu a coleta de óleo vegetal saturado no Food Truck Serra Festival, que aconteceu entre os dias 6 e 8, no Parque de Exposições Raul Veiga. Assim como na Expo Cordeiro, a equipe da secretaria trabalhou junto aos comerciantes, dessa feita contando com o apoio das estagiárias de engenharia ambiental Mariane, Franciele e Isabela, que atuaram ao lado do coordenador Rafael Melo.

Seis trailers aderiram ao projeto e no domingo, último dia do evento, foram coletados cerca de 50 litros de óleo, contribuindo para que o resíduo não fosse despejado nos bueiros e seguisse para o leito do Rio Macuco. Vale lembrar que em setembro deste ano a secretaria entregou três mil litros de óleo a cooperativas especializadas para o descarte correto.

Para quem quer aderir ao projeto, existem vários pontos de coleta na cidade, localizados nas escolas municipais dos bairros e na própria Secretaria de Meio Ambiente, que funciona no Centro Administrativo, em frente ao parque de exposições. Também é possível solicitar uma visita da equipe da secretaria, que fornece o galão plástico para armazenamento do óleo vegetal saturado. Os telefones para contato são (22) 2551-0145 ou 2551-0620. O e-mail: meioambiente@cordeiro.rj.gov.br.

A população pode armazenar o óleo saturado em garrafas PET e entregá-las na secretaria para o destino adequado, evitando, assim, a poluição dos corpos hídricos e a degradação ambiental. O óleo de cozinha saturado, quando não tem um destino adequado, se torna um resíduo altamente poluidor.