Voltar

Notícias

Maternidade terá mutirão de laqueaduras em abril, pela primeira vez desde que foi inaugurada, há 70 anos


30 de março de 2017 93 visitas

Os mutirões de cirurgias já estão se tornando uma marca da gestão Renato Bravo à frente da Prefeitura de Nova Friburgo. Após os de cirurgias ortopédicas, vasculares e gerais no Hospital Municipal Raul Sertã, agora os esforços se concentram em um mutirão de laqueaduras a ser realizado no próximo dia 16 de abril, um domingo, no Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro. Este será o primeiro mutirão de laqueaduras realizado pela unidade desde que foi inaugurada, em 17 de outubro de 1947, há quase 70 anos.

A expectativa do Comitê de Gestão da Saúde é de zerar a fila de espera pelo procedimento na cidade. Ainda de acordo com o Comitê de Gestão da Saúde, inicialmente o mutirão de laqueaduras atenderá dez pacientes que aguardam na fila pelo procedimento há mais de um ano, já que a unidade não realizou nenhuma laqueadura durante todo o ano de 2016.

O que é a laqueadura?

A ligadura de trompas ou laqueadura é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Há dois tipos de laqueadura: abdominal e vaginal.

A laqueadura é um método contraceptivo definitivo. Antes de realizar a cirurgia, a mulher deve analisar outras formas de evitar a gravidez, pois a ligadura de trompas é uma esterilização, e não um método anticoncepcional.

A laqueadura não altera o ciclo menstrual, nem causa alteração nos níveis hormonais femininos. A cirurgia é indicada a mulheres acima de 25 anos e que já tenham ao menos dois filhos, e que também possuam planejamento familiar.