Voltar

Notícias

Maricá e San Diego iniciam parceria


10 de maio de 2017 129 visitas

Municípios do Rio e dos Estados Unidos assinam protocolo para implantar Cidade Inteligente

O DIA

Rio – Um protocolo de intenções entre as prefeituras de Maricá e de San Diego, na Califórnia (EUA), foi assinado no último sábado pelo secretário de Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Petróleo, Alan Novaes, e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando, para discutir e implementar metas mútuas do projeto de Cidade Inteligente. A iniciativa já está em desenvolvimento em Maricá e na cidade americana.

O projeto de San Diego é ambicioso. A cidade está implantando a maior plataforma de internet do mundo usando postes de iluminação pública inteligentes. São 14 mil pontos, com as lâmpadas conectadas sem fio. Desses, entre 3 mil e 6 mil serão dotados de sensores que permitirão otimizar áreas de estacionamento e ajudar no tráfego, além de melhorar a segurança para pedestres e de poder fazer o monitoramento da qualidade do ar.

O plano diretor de Maricá permite que a ‘Smart Cities’ seja implantada diante do plano de expansão do aeroporto, do desenvolvimento de um parque tecnológico e infraestrutura inteligente, criando uma cidade inteligente no futuro.

A iniciativa pode resultar em parcerias para desenvolver e capacitar consumidores, melhorar a qualidade ambiental, impulsionar o crescimento econômico e reduzir a dependência de petróleo. O objetivo é mover a cidade em direção a um futuro de energia mais focado no consumidor e ambientalmente consciente, abordando as necessidades energéticas do século 21.

O programa poderá atender a diversos setores. “O ‘Smart City’ integra informações na área de saúde, trânsito, iluminação através de sensores que são colocados na cidade, nos postes, com a intenção de prestar informações em tempo real para o centro de comando da prefeitura. O programa é financiado pela iniciativa privada e desenvolvido pela Universidade de San Diego. O sistema permite que, em caso de um acidente, as autoridades sejam avisadas imediatamente. Câmeras instaladas nas portas de escolas também garantem mais segurança”, avalia Alan Novaes.

David Graham, diretor adjunto de Operações da cidade de San Diego, acredita que a parceria entre as cidades irá contribuir para melhorar a qualidade de vida. “Estou muito ansioso para trabalhar com a cidade de Maricá. O longo plano de inovação que estão nos propondo tem ações que são similares aos projetos aqui em San Diego”, avalia.

“Nossa expectativa é compartilhar múltiplas informações para tornar Maricá uma cidade inteligente (Smart City)”, completa.

Os prefeitos ainda vão ratificar o protocolo e assinar um novo acordo de cidades irmãs, onde a prefeitura de San Diego disponibilizará todo o conhecimento técnico para preparação e instalação do sistema em Maricá. “San Diego é líder em desenvolvimento de projetos de energia limpa fotovoltaica, a número um dos Estados Unidos”, descreve Graham.

“Temos muito conhecimento e histórico em projetos de energia global e em energia limpa. Estamos muito ansiosos para trabalhar com a cidade de Maricá num futuro próximo, provendo energia limpa, mudanças e melhorando o ambiente”, completa.

A colaboração produtiva entre as cidades pode proporcionar a modernização da gestão. “Buscamos enxergar como San Diego trata da gestão da cidade usando o conceito de ‘Smart City’. Através de uma cooperação entre as duas cidades, queremos aproveitar um pouco do que eles têm e como utilizam as tecnologias”, analisa José Orlando. “A população é quem vai tirar proveito de tudo”, conclui o presidente da Codemar.