Voltar

Notícias

MÁQUINA DO PROGRAMA LIMPA RIO COMEÇA TRABALHO EM VISCONDE


23 de maio de 2017 162 visitas

Pedido foi atendido pelo Deputado Estaudal André Corrêa
 
A parceria firmada entre a prefeitura de Trajano de Moraes, na Região Serrana e a Secretaria de Estado do Ambiente começou a render frutos. O principal córrego que corta o distrito de Visconde de Imbé, que é um dos afluentes do Rio Grande, começou a receber o serviço de dragagem e desassoreamento.
 
O Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente – Inea vai atuar no local, com o objetivo de realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o distrito. O trabalho de limpeza será realizado em aproximadamente quatro quilômetros de extensão.
 
A ação começou na tarde desta segunda-feira, (22), a retirar lixo, lama e esgoto do córrego. “Dessa forma fazemos a prevenção contra enchentes e melhoramos consideravelmente a qualidade de vida das pessoas que moram nas proximidades”, explicou o chefe do executivo Rodrigo Viana. O serviço começou após o prefeito e o vice-prefeito Jorge Diniz, terem recebido na cidade o ex-deputado e ex-prefeito de Valença, Luiz Antônio Corrêa, representando o deputado estadual André Corrêa.
 
O processo de desassoreamento e tratamento das águas vai mudar a paisagem do local. “Durante a limpeza será retirado todo tipo de material que esteja obstruindo a passagem das águas, como sedimentos, galhos, lixos e entulhos, para que o curso do rio flua com normalidade, diminuindo o risco de alagamentos em período de chuvas. O serviço será de grande relevância para a população de Visconde”, afirmou o prefeito Rodrigo Viana.
 
A poluição dos corpos hídricos gera um acúmulo, cada vez maior, de matéria orgânica nas águas, com aumento da vegetação aquática, diminuição do oxigênio e mortandade dos peixes. A deposição de sedimentos alterara o fluxo das águas, provocando enchentes. Essa conjunção de fatores expõe as comunidades à insalubridade, à proliferação de doenças e a alagamentos.